quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

4 DE FEVEREIRO-DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CANCRO



O Cancro lidera as causas de morte no mundo. A OMS estima que 84 milhões de pessoas vao morrer entre 2005 e 2015, sem intervenção.

Todos os anos, em alusão a esta data, a OMS apoio a União Internacional contra o Crancro a promover caminmhos para facilitar a redução do epso global do Cancro. A prevenção do cancro e a melhoria da qualidade de vida para os doentes vitimas de cancro são as questões mais actuais na luta contra esta doença.
O tema sugerido para este ano é “O cancro também pode ser prevenido”, com um destaque particular para as medidas de prevenção do cancro, tais como:
O Não uso do tabaco
Promoção de uma dieta saudável e da prática regular de exercícios fisicos
Uso limitado do álcool
Protecção contra as infecções causadores de cancro;
O cancro é uma doença crónica não transmissível caracterizada por um conjunto de doenças caracterizadas pelo crescimento descontrolado de células anormais que invadem tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo.
Essas células tendem a ser muito agressivas, formando os tumores (ou acúmulo de células cancerosas) que podem ser benignos ou malignos. O cancro começa no órgão onde as células anormais iniciam o ataque. Se for diagnosticado de forma precoce, pode ser curado com cirurgia ou radioterapia.

Sem comentários:

Enviar um comentário