terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Homem em estado vegetativo consegue se comunicar através de ondas cerebrais



Um homem que esteve inconsciente por cinco anos conseguiu se comunicar com seus médicos usando apenas seus pensamentos. Esse novo estudo indica que a comunicação com pessoas em coma profundo é possível.

O paciente, que teve dano cerebral causado por um acidente de carro, conseguia responder perguntas simples com “sim” ou “não” do tipo “o nome do seu pai é Thomas?”. Os especialistas dizem que isso significa que o procedimento deve ser tentado em todos os pacientes em coma.

Após detectar sinais de que ele estava, de certa forma, alerta, os médicos pediram que o paciente tentasse responder sim ou não para as perguntas. A comunicação “tradicional” foi impossível, mas eles puderam ler as respostas nas ondas cerebrais da pessoa.

» Depois de 23 anos médico descobre que paciente não estava em coma

O paciente respondeu corretamente a todas as perguntas dos médicos, surpreendendo a todos. O método usado pelos cientistas, chamado FMRi, tem 100% de acerto no cérebro de uma pessoa normal, mas nunca havia sido usada em uma pessoa em estado vegetativo.


A comparação das respostas de um paciente saudável para sim e não (acima) com as respostas do paciente em estado vegetativo

A descoberta, além de representar uma grande mudança na forma com que os pacientes em coma são tratados, poderá alimentar ainda mais a polêmica sobre a questão da eutanásia? [Reuters]

http://hypescience.com/27504-comunicacao-coma-comunicar-se-com-pessoa-em-coma/

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário