segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Bom exercício proporciona bom sono


Quem sofre com insônia sabe como é desgastante: mesmo depois de um dia cheio de trabalho e concentração, você volta para casa, toma um banho, janta, vai para a cama e… não consegue dormir! Rola de um lado para o outro nos lençois, sem pegar no sono. A resposta para esse problema, segundo aUniversidade do Noroeste (Evanston, Illinois, EUA) está em uma simples mudança na própria rotina: a inclusão de exercícios aeróbicos regulares.

A medida é especialmente eficaz para adultos de meia-idade, que geralmente buscam a solução para a insônia em remédios fortes, que têm possíveis efeitos colaterais e em alguns casos acabam nem mesmo resolvendo o problema. Ou, resolvem de maneira não muito saudável. Como a insônia aumenta com o passar da idade, essa é uma preocupação constante na vida de quem sofre com o distúrbio.

Os pesquisadores de Illinois fizeram testes com pacientes que relatavam problemas na hora de dormir. Existia uma teoria, ainda sem experimentação, que relacionava exercício aeróbico com o sono. Para chegar a conclusões concretas, os estudiosos observaram 23 adultos sedentários, todos com mais de 55 anos de idade e com reclamações de insônia.

Durante 16 semanas, os avaliados participaram de sessões de exercícios que variavam entre 20 e 40 minutos, e incluíam caminhadas, corridas na esteira e na bicicleta ergométrica. Em paralelo, outro grupo de idade e condições físicas semelhantes participou de atividades não-aeróbicas durante estas mesmas 16 semanas, tais como cursos de culinária ou círculos de literatura, ou seja: continuavam sedentários.

Ao compararem os resultados, acharam o que estavam procurando: o grupo que se exercitou no período de análise apresentou melhora acentuada na qualidade e na duração do sono. Os motivos são explicados de maneira breve por um dos médicos envolvidos na pesquisa: “exercícios aeróbicos são bons para o metabolismo, para o controle de peso, para a saúde cardiovascular, fatores que só colaboram para uma melhor qualidade do sono”. Assim, se você tem problemas para dormir, a solução pode estar antes em seus próprios hábitos do que em uma receita médica. [Science Daily]

http://hypescience.com/bom-exercicio-proporciona-bom-sono/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE