quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A parte leste da China tem o ar mais poluído do mundo


Cientistas canadenses desenvolveram um mapa mundial de poluição do ar, coletando dados de satélites, e descobriram que a parte leste da China, onde fica a maior concentração industrial do país, tem o ar com a menor qualidade do mundo.

Os cientistas da Universidade de Halifax construíram então esse mapa, cujas cores variam de acordo com a densidade de partículas do ar de cada região. Azul representa as áreas pouco poluídas. Os amarelos e os vermelhos as áreas com maior concentração de poluentes. Como você pode ver o vermelho mais forte localiza-se na China.

Apesar dos dados usados para a construção do mapa serem de 2006, pesquisas mostram que a qualidade do ar da China só vem declinando desde então. Um estudo que analisou a área da Foz do Rio Yangtze mostrou que, pela região ter se industrializado muito rapidamente e ter uma enorme densidade populacional, a área passou por mudanças drásticas na sua atmosfera.

Como todos sabem, vários problemas decorrem da falta de qualidade de ar – tudo porque as partículas finas de poluição entram em nosso organismo e vão parar nas nossas vias respiratórias, causando bronquite, asma, doenças cardiovasculares, entre outras. Através desses estudos a China deve se preparar para salvar seus habitantes dessas doenças e criar políticas ambientais que reduzam a poluição nas áreas industriais.

Lógico que isso iria contra os interesses econômicos imediatos do país mas, a longo prazo, essa mudança se tornaria necessária até mesmo na produção industrial, já que, se isso não for feito, os recursos naturais e humanos da China serão esgotados. [DailyTech]

http://hypescience.com/a-parte-leste-da-china-tem-o-ar-mais-poluido-do-mundo/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário