terça-feira, 21 de setembro de 2010

Caminhar: bom pro corpo, bom pra mente


Todo mundo conhece os benefícios físicos que a caminhada proporciona, mas você sabia que ela também é ótima para a mente? Uma nova pesquisa mostra que a caminhada pode aumentar a conectividade entre os circuitos do cérebro, que tendem a diminuir à medida que envelhecemos.

Segundo os pesquisadores, os circuitos não são tão bemconectados para “apoiar”, “suportar” as coisas que fazemos, como dirigir. Mas, em função do condicionamento aeróbico, esses circuitos tornam-se mais coerentes.

Os especialistas dizem que a caminhada pode parecer uma atividade simples, mas enquanto você realiza esta atividade, o seu cérebro trabalha para integrar informações de várias fontes diferentes: quando andamos, integramos informação visual, informação auditiva, bem como informação que vem de articulações e músculos em relação a onde o pé está, com que força pisamos, dentre outras coisas.

No estudo, 70 adultos entre 60 e 80 anos foram acompanhados durante um ano. Foram analisados dois grupos: um sedentário, e um que praticava exercícios como tonificação, alongamento e fortalecimento.

Os pesquisadores também mediram a função do cérebro dos participantes, usando imagens de ressonância magnética funcional para examinar redes cerebrais. Um grupo de idade entre 20 a 30 anos serviu para a comparação.

O grupo aeróbico melhorou a memória, a atenção e uma variedade de outros processos cognitivos. À medida que as pessoas mais velhas do grupo de caminhada tornavam-se mais aptas, a coerência entre as diferentes regiões dos seus cérebros aumentava e tornava-se semelhante aos do grupo de 20 anos.

Mas os resultados demoram para fazer efeito: só são observados após os idosos terem treinado durante 12 meses. Testes de seis meses não revelaram tendências significativas.
Segundo os pesquisadores, isso é normal. Caminhada é uma atividade que se reforça por repetitividade. E, também segundo eles, o nosso tempo de reação fica mais lento à medida que envelhecemos, e a atividade é um grande modificador dessa condição.

Os cientistas afirmam que a caminhada é mais uma arma contra os efeitos negativos do envelhecimento, e para isso, só necessitamos um pouco de coragem para fazer a escolha certa de estilo de vida.[MSN]

http://hypescience.com/caminhar-bom-pro-corpo-bom-pra-mente/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário