quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Cientistas descobrem 14 rochas espaciais perto de Netuno


A partir de observações de arquivo do telescópio espacial Hubble, astrônomos descobriram 14 pedras espaciais grandes escondidas além da órbita de Netuno. As rochas foram encontradas em intervalos de 40 a 100 km.

Os objetos, rochas geladas como são conhecidas, são chamados de “transnetunianos”, porque normalmente residem fora da órbita de Netuno. Esses objetos incluem o ex-planeta Plutão, agora classificado como um planeta anão, assim como os cometas.

Esses objetos são semelhantes aos asteróides, mas ficam mais distantes da Terra. Geralmente, os asteróides orbitam no interior do sistema solar, para fora da órbita de Júpiter.

Os pesquisadores disseram que os objetos transnetunianos são interessantes porque são blocos que sobraram da formação do sistema solar. Mas, segundo eles, a maioria dos objetos transnetunianos é muito difícil de detectar.

Para encontrar este novo grupo de rochas, por exemplo, os pesquisadores procuraram o indicador de luz que as rochas deixam nas fotos do telescópio de acordo com a sua movimentação no espaço, durante a sua exposição as lapsos de tempo.

Ao medir o movimento dos objetos transnetunianos no céu, os astrônomos foram capazes de calcular a órbita de cada objeto e sua distância do sol. Também puderam estimar o tamanho de cada objeto, combinando observações sobre a distância, o brilho e a refletividade.

No estudo inicial, os pesquisadores examinaram apenas um terço de um grau quadrado do céu, o que significa que há muito mais espaço para pesquisa.

Segundo os cientistas, eles provaram que são capazes de detectar e caracterizar esses objetos mesmo com dados destinados a fins completamente diferentes, por isso eles pretendem continuar a busca por tais objetos.

Os cientistas estão confiantes que este novo método de detecção ajudará a revelar mais centenas de objetos transnetunianos ao longo do tempo. [MSN]

http://hypescience.com/cientistas-descobrem-14-rochas-espaciais-perto-de-netuno/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE