quinta-feira, 30 de julho de 2009

Fenômenos paranormais na literatura médica (4)


Predição da Própria Morte
Dois relatórios que saíram na mídia merecem menção. Um, em Life (1960) (16), foi revisado por Engel (17), em 1971; o outro estava na Psychology Today, que eu informei (18), em 1983. Ambos descrevem uma história notavelmente semelhante: um homem no final dos 70's faz detalhou preparações como se estivesse para morrer, quando aliás não há nenhuma doença pendura como uma espada sobre a cabeça. Estes arranjos são feitos em espíritos bons, enquanto membros de família são totalmente perplexos. Então a família é chamada e os pertences finais são distribuídos, a seus protestos. Quando o último item foi distribuído, o homem morre, repentinamente e sem dor, de uma apreensão cardíaca aparente (autópsias não foram feitas).

Licantropia
O engano de ser um animal foi descrito historicamente, e na literatura moderna. Os sintomas normalmente respondem a neurolépticos. Kulick (19) informou o caso de um homem de 26 anos de idade que era totalmente refratário a tratamento. Mesmo quando criança, o paciente 'suspeitava que era um gato'. Este sentimento ficou mais forte quando ficou mais velho, apesar de anos de psicoterapia intensiva e farmacoterapia, e várias hospitalizações. Era solteiro mas capaz de trabalhar constantemente. Além do mais, era capaz de ocultar seus sentimentos de seus colegas de trabalho e conhecidos, levantando a possibilidade de que esta condição pode ser mais comum do que se imagina. Os autores indicam que em sociedades tribais primitivas, tal indivíduo torna-se um xamã, e crê-se que tenha poderes curadores. Na sociedade Ocidental, no entanto, este comportamento é considerado doença psiquiátrica.

O Inconsciente Coletivo
Carl Jung, o fundador de psicologia analítica, acreditava num 'inconsciente coletivo', que consistia em conceitos dentro da mente inconsciente humana que eram comum a todas as pessoas e eras, e não foram aprendidos durante o tempo de vida da pessoa. O interesse de Jung nisto começou com a observação (20), em 1906, de um cronicamente institucionalizado paranóico esquizofrênico, que um dia chamou o médico a uma janela quando observava o sol, enquanto olhando e mover sua cabeça de lado tomar partido. A faixa horizontal brilhante no céu que esta manobra criou foi acreditado pelo paciente ser 'o pênis do sol... daonde o vento vem'. Quatro anos mais tarde, Jung achou um conceito idêntico num papiro grego recentemente publicado, escrito cerca de dois mil anos antes. Desde que o paciente não podia ter sabido disto na época, Jung sentiu-se a ilusão algo representado além da sabedoria convencional que ditou que o inconsciente está construído de acontecimentos esquecidos durante uma vida. Freud acreditou numa idéia relacionada, um 'herança arcaica', ancestralmente-derivado antes que aprendido, e evidenciou em sonhos (21). O Jung muito foi criticado pela sua teoria (22), já que não correspondia com a ciência existente; mas deve ser lembrado de que derivou de uma observação.

Hipnose e Xenoglossia
Embora praticada durante séculos, a hipnose até hoje desafia uma definição concisa clara (23). Alguns ainda duvidam que seja um fenômeno real (23), embora seu efeitos terapêuticos eficazes estejam bem estabelecidos (24-26). Casos ocasionais com o perfil de 'reencarnação' evidenciados sob hipnose aludiram confirmação factual, e são de uso científico pequeno. No entanto, Stevenson, em 1976 (27), informou pela segunda vez um caso de xenoglossia - uma pessoa falando uma linguagem estrangeira que não podia ser confirmada como tendo-a aprendido. Isto é bastante diferente de glossolalia, ou 'falando em línguas’, onde a linguagem não é compreensível. O indivíduo era uma mulher americana cujo marido, um hipnólogo amador, um dia hipnotizou-a para tentar aliviar uma dor de cabeça. Começou respondendo suas perguntas em alemão, uma linguagem de que o casal não teve nenhum conhecimento prévio. Um tradutor foi conseguido, e a mulher, sob hipnose e falando alemão, acreditou que ela era alguém da Alemanha do fim do século 19. Ainda mais extraordinário, sua fala continha algumas palavras arcaicas de alemão. O relatório do Stevenson consiste em investigações do passado da mulher, particularmente sua infância, examinando qualquer possível exposição para a linguagem alemã. Nada foi achado, depois de uma procura extensa e entrevistas com amigos e parentes. Isto permanece inexplicado.

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