sexta-feira, 3 de julho de 2009

OMS diz que gripe suína não pode mais ser contida


Portal Terra JB ONLINE

CIDADE DO MÉXICO - Em um seminário sobre a gripe suína, realizado no México, a diretora-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan, afirmou que a propagação do vírus H1N1 pelo mundo não pode mais ser contida. - Pelo que vemos hoje, com mais de 100 países registrando casos da doença, sua dispersão internacional não pode ser contida - disse Chan.

No entanto, ela ressaltou que a maioria dos casos registrados até o momento tem sintomas moderados. - A grande maioria dos pacientes tem sintomas leves e consegue se recuperar totalmente em cerca de uma semana, muitas vezes sem qualquer tratamento médico - afirmou.

Chan destacou a importância da vigilância em relação ao desenvolvimento da doença. - Constantes mutações são o mecanismo de sobrevivência do mundo microbiológico e, como todos os vírus de gripe, o H1N1 tem a vantagem do fator surpresa ao seu lado - enfatizou.

Margaret Chan afirmou ainda que um dos grandes desafios durante a pandemia de gripe suína é manter a população informada, sem causar alarmismo e fazendo as pessoas entenderem quando não precisam se preocupar e quando realmente precisam de cuidados médicos urgentes.

Segundo ela, alguns grupos, como gestantes e pessoas com problemas médicos anteriores, correm mais riscos de desenvolver casos graves da doença.

05:55 - 03/07/2009