sexta-feira, 3 de julho de 2009

Parar De Fumar




A nicotina é mais viciante que a heroína, isso é um facto, e a heroína é proibida na maioria dos países do mundo. Por isso pode ser preciso ajuda para que pare de fumar. Além da heroína, os médicos classificaram a nicotina a frente do álcool e da cocaína em termos de dependência. Fumar mais do que 4 cigarros por dia pode induzir numa dependência vitalícia da nicotina.

Se você quer parar de fumar ou quer ajudar alguém a parar de fumar? Se a sua resposta é SIM, a próxima pergunta é como pode parar de fumar? Como pode ajudar alguém a parar de fumar e deixar esse hábito malcheiroso? Em casos raros é muito fácil parar de fumar, a pessoa acorda num dia e decide que nunca mais vai tocar num cigarro e nunca mais fumam. Tão simples como isso.

Na minha experiência muito pouca gente gosta de fumar, são só os que fumam há pouco tempo que fumam até estarem viciados e ai começam a tentar lutar contra o hábito e contra o vicio de fumar. Ai as pessoas querem parar de fumar mas não conseguem porque não encontram a motivação e a força de vontade de largar um dos maiores vícios do mundo.

Já pensou em como parar de fumar? Cada vez que acende um cigarro você deve saber que quando acabar de o fumar vai perder 5 a 20 minutos da sua vida, isso está provado. Os fumadores também ficam com dentes amarelos, perdem densidade óssea que aumenta o risco de osteoporose que causa os ossos a quebrarem com facilidade ou a ficarem distorcidos quando ficar mais velho. Fumar afecta os pulmões, tornando mais difícil fazer desporto. Fumar causa problemas de fertilidade e afecta a saúde sexual dos homens e das mulheres, as mulheres que usam a pílula podem ficar com graves problemas de saúde, incluindo ataques cardíacos. Os homens tem tendência a ficar com disfunção eréctil. É por isso que deve pensar em como parar de fumar.

Os cigarros, charutos e cachimbos quando fumados tem mais de 4000 químicos tóxicos que afectam o organismo e a saúde da pessoa de uma forma rápida. Os efeitos secundários de fumar são os seguinte: risco elevado de doença, cicatrização e recuperação lenta de feridas, menos performance física, mau cheiro e mau hálito, dentes manchados e pele cinzenta. Todos os tipos de tabaco fazem mal à saúde. A maioria dos fumadores tentam substituir os cigarros normais por outros tipos de tabaco que parecem mais saudáveis como os filtrados e os com pouco alcatrão e nicotina mas a única coisa que ajuda uma pessoa a escapar dos problemas do tabaco é parar de fumar. O difícil pode ser em descobrir a forma correcta de como parar de fumar. …

Os fabricantes de tabaco tem que por avisos em todos os maços de tabaco a falar sobre os perigos que o tabagismo provoca à nossa saúde… mesmo sabendo o mal que faz porque é tão difícil deixar de fumar? Segundo estudos dos Estados Unidos o tabaco é responsável em uma em cada cinco mortes nos USA. Fumar causa também a diminuição da esperança média de vida. Os cigarros são a droga mais viciante e destrutiva que uma pessoa pode comprar sem prescrição ou receita médica. Se não deixar de fumar é muito provável que fique com cancro dos pulmões. Dito isto porque é tão difícil deixar de fumar e porque é que tantas pessoas fumam?

Antes da Primeira Guerra Mundial o tabaco era fumado em charutos. Nessa altura o tabaco era para os ricos. Os cigarros que basicamente eram restos da criação de charutos, eram fumados pela classe média. O número de pessoas que fumava cigarros aumentou exponencialmente quando as empresas de tabaco começaram a produzir cigarros em massa. A clientela eram os soldados da Primeira Guerra Mundial.

Um ingrediente presente em todos os cigarros é a nicotina. A nicotina é mais viciante que a heroína, isso é um facto, e a heroína é proibida na maioria dos países do mundo. Por isso pode ser preciso ajuda para que pare de fumar. Além da heroína, os médicos classificaram a nicotina a frente do álcool e da cocaína em termos de dependência. Fumar mais do que 4 cigarros por dia pode induzir numa dependência vitalícia da nicotina.

Os fabricantes de cigarros não estão a ajudar as pessoas a ficar livres da nicotina segundo estudos americanos. Entre o ano de 1998 e 2004 a quantidade de nicotina dos cigarros aumentou a um ritmo constante, estudos mostraram que todas as marcas aumentaram significativamente a quantidade de nicotina que é absorvida nos pulmões do fumador. No geral a quantidade de nicotina aumentou em 10%. A Malrboro, Newport e a Camel são as 3 marcas mais comuns entre os fumadores jovens, todas metem mais nicotina nos cigarros. Nos cigarros de mentol a nicotina aumentou 20%. Mesmo com toda esta informação pode ser difícil que pare de fumar.

As pessoas que sofrem de tabagismo tem dificuldade em deixar esta dependência. Os fumadores ficam cegos pelos efeitos a curto prazo da nicotina. Além da nicotina os fumadores raramente sabem que um cigarro contém acetileno (combustível utilizado para soldar), cianeto, oxido de nitrogénio, monóxido de carbono, todos prejudiciais à saúde. Estes químicos também são utilizados como veneno. Então porque é difícil parar de fumar?

Factores psicológicos contribuem muito para a dependência do tabagismo. Pessoas que estão rodeadas de fumadores, família e amigos, tem uma grande facilidade de ficarem fumadores. Como o tabaco é viciante por natureza, o fumador vai ter muitas dificuldades em largar o vício. Um ambiente permissivo e indiferente em relação ao tabaco vai produzir um número significante de fumadores.

http://comoparardefumar.com/
http://web.educom.pt/escolovar/cigarro_pulmoes.htm