terça-feira, 10 de novembro de 2009

Cuidados com os dentes em casa


Dr. Mathew George

As condições dos dentes e das gengivas de uma pessoa podem afetar a sua saúde inteira. São necessários dentes fortes para comer alimentos como nozes, milho, frutas e carne, os quais são importantes para a boa saúde. Uma dor na boca pode dificultar a alimentação e levar à subnutrição. Os problemas de saúde oral, como cáries e doenças nas gengivas, são causados porque a pessoa não escova direito os dentes.

http://tilz.tearfund.org/Portugues/Passo+a+Passo+71-80/Passo+a+Passo+74/Cuidados+com+os+dentes+em+casa.htm

Aqui estão algumas orientações para manter a saúde dos dentes e das gengivas:
Escove os dentes e limpe as gengivas regularmente, de preferência, duas vezes ao dia.
Depois de comer, lave a boca completamente, para que não fique nenhum pedaço de comida nos dentes. Tente evitar lanches entre as refeições
Enxágüe a boca todos os dias com água morna salgada para manter a saúde das gengivas.
Se possível, vá ao dentista regularmente para fazer uma revisão.

A dieta e a saúde dos dentes
Ao invés de plantar e preparar a sua própria comida, muitas pessoas agora estão comendo mais alimentos processados comprados em lojas, como pães, doces, chocolate e biscoitos. É importante, principalmente para as crianças, pessoas mais idosas e gestantes, comer os alimentos certos. Tente comer muita fruta fresca e hortaliças de folhas verdes. Os legumes têm fibras, as quais evitam que a comida grude na boca. As frutas frescas contêm vitaminas e sais minerais que ajudam a manter a saúde das gengivas. Se tiver dificuldade para morder a fruta, esprema-a e beba o suco.

Os alimentos macios e doces e as bebidas com muito açúcar são ruins para os dentes e as gengivas. Os alimentos doces podem se misturar com os germes e criar cáries – buracos nos dentes. Os alimentos macios grudam-se nos dentes com mais facilidade e podem se misturar com os germes e causar problemas de gengiva, se você não escovar os dentes.
Se você tiver alguma cárie dolorida, coloque óleo de cravo ou amasse alguns cravos e coloque-os nela. Isto ajuda a aliviar a dor. Vá ao dentista o mais rápido possível.
Se as gengivas estiverem sangrando, enxágüe-as com água salgada ou dissolva uma colher de sal em algumas gotas de água e massageie as gengivas com esta solução.

Dentes sensíveis
Às vezes, as pessoas sentem uma dor aguda nos dentes quando tomam bebidas ou comem alimentos quentes, frios, doces ou ácidos. Se você come alimentos como limões e outras frutas cítricas com freqüência, o ácido contido nestes alimentos pode danificar o esmalte que cobre os dentes. Para ajudar a solucionar este problema de sensibilidade, é importante manter uma boa higiene oral e continuar escovando todas as partes dos seus dentes e da sua boca por completo.

Dentes de bebês
As cáries nos dentes é um problema comum mesmo nos bebês e nas crianças pequenas. Eles ficam com dor de dente, e os dentes ficam marrons ou escuros. Isto pode causar infecção nas gengivas e uma perda prematura dos dentes. Este problema ocorre com freqüência em bebês que são alimentados com mamadeiras. Eles tendem a beber devagar nas mamadeiras, e o gotejamento constante do açúcar presente no leite nos dentes da frente criam cáries rapidamente.

Para evitar isto:
Amamente ao invés de usar mamadeiras.
Não dê nada em mamadeira para o bebê tomar. Chá adoçado, água com açúcar ou suco de frutas podem facilmente danificar os dentes da criança.
Os dentes e as gengivas do bebê devem ser limpos depois de cada amamentação ou refeição, começando assim que o primeiro dente aparecer.
Os bebês devem ser incentivados a usarem uma caneca assim que puderem, pois é menos provável que bebam continuamente nela.

O Dr. Mathew George é o Coordenador dos Serviços de Saúde Oral da Emmanuel Hospital Association.
The Duncan Hospital, Raxaul, Bihar 845305, Índia
E-mail: mathew@eha-health.org Site: www.eha-health.or

Escovar os dentes
Se você não escova os dentes direito, a comida que fica nos seus dentes pode danificar os dentes e as gengivas. É importante escovar os dentes cuidadosamente todos os dias.

Use uma escova de dente macia. Uma escova macia não danifica as gengivas.
Se não tiver uma escova de dente, você mesmo pode fazer uma:
Escolha um galhinho verde macio (de preferência de nim ou jujuba) ou um pedaço de bambu jovem ou capim duro.
Mastigue ou triture uma extremidade até esfiapá-la como se fosse uma escova.
Afie a outra extremidade para poder usá-la para limpar entre os dentes.

Seja qual for o tipo de escova que usar, escove os dentes de trás assim como os da frente. Esfregue todos os lados do dente, prestando atenção à parte de cima e aos lados, onde eles se encaixam. Faça um movimento circular para limpar, movendo a escova horizontalmente ao longo das gengivas. Não escove com força. Depois, empurre as cerdas da escova entre os dentes e esfregue.

Se não tiver pasta de dente, você pode usar sal dissolvido em água limpa. O bicarbonato de sódio também pode ser usado como um substituto para a pasta de dente, misturando-se uma colher de chá de bicarbonato de sódio para três colheres de chá de água e mergulhando-se a escova nesta mistura. Quando seus dentes estiverem limpos, enxágüe os restos de comida solta com água limpa.

Estudo de caso
A Sra. Sudesh Kumari é uma enfermeira dental comunitária que trabalha nas remotas montanhas Rajmahal no distrito de Sahibganj, no estado de Jarkhand, na Índia.

Ela trabalha em sete povoados, oferecendo educação sobre a saúde dental e tratamento odontológico. Ela trabalha com grupos de mulheres, clubes juvenis e escolas primárias nos povoados, ensinando-os sobre a higiene oral. Em seu trabalho com mulheres e crianças ela incentivou famílias inteiras a seguirem suas orientações sobre a higiene dos dentes. Como eles são pobres demais para comprar escovas ou pastas de dente, ela lhes recomenda que usem galhinhos maleáveis de árvores nim locais. Estes galhinhos são fáceis de achar, baratos e eficazes, e estudos demonstram que a seiva de um galho de nim pode ter propriedades benéficas.

Photo: Steve Adams

Sem comentários:

Enviar um comentário