domingo, 1 de novembro de 2009

França anuncia desenvolvimento de coração artificial


Portal Terra JB ONLINE

PARIS – Cientistas franceses anunciaram o desenvolvimento do primeiro coração artificial com chances reais de substituir o coração humano. O protótipo reproduz contrações cardíacas e tem dois ventrículos.

O coração, que foi desenvolvido a partir da tecnologia de sensores eletrônicos usados em mísseis, é coberto por uma pele artificial capaz de proteger o organismo de uma rejeição. O projeto poderá beneficiar pessoas que estão na fila para este tipo de transplante.

No início desta semana, uma equipe de médicos cirurgiões do Hospital Universitário de Rennes, em Paris, concluiu a primeira das três fases de testes para a certificação do coração artificial, chamado SynCardia CardioWest.

"Para nós é imprescindível ter esta tecnologia salva-vidas para salvar nossos pacientes mais doentes. Aguardamos a Fase 3 do treinamento de certificação para iniciar os transplantes", afirmou Dr. Erwan Flecher, um dos cirurgiões responsáveis pelos primeiros testes com o aparelho.

Originalmente criado para ser um substituto permanente do coração, o coração artificial total é aprovado atualmente como uma ponte para o transplante de coração humano para os pacientes em estágio final de falência biventricular. O coração artificial total é o único dispositivo que fornece imediatamente o fluxo de sangue seguro, de até 9,5 litros por minuto.

Até hoje, houve mais de 800 implantes do coração artificial, respondendo por um total de 170 anos de vida a mais para os pacientes que receberam o aparelho.

(As informações são da agência Reuters)

13:18 - 28/10/2009
Coração artificial. Foto: Reprodução

Sem comentários:

Enviar um comentário