quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A MEDITAÇÃO


São quatro os estados de consciência: nível beta, nível alfa, nível teta e nível delta. O cérebro emite minúsculos impulsos eletroquímicos e a maior ou menor freqüência dessas pulsações ou ciclos é que vai determinar o seu estado de consciência.

http://ptrx.multiply.com/photos/photo/13/10

Quanto mais elevada estiver a sua freqüência mental, menor será a sua capacidade. Quanto mais baixa a freqüência cerebral, maior a sua capacidade. Beta é o estado mental em que você se encontra agora. É o estado de vigília, é o estado máximo da mente consciente. Representa, portanto, a mais alta ciclagem cerebral. Correspondendo a uma média de 21 ciclos por segundo. O pânico, o susto, o nervosismo, a ansiedade podem, no entanto, elevar essa ciclagem até 60 ciclos ou mais. Observe que, quanto maior a sua freqüência cerebral, menor e a sua capacidade mental, a tal ponto de a freqüência máxima poder gerar um “branco total” na mente ou até mesmo paralisá-la. A aceleração da sua freqüência cerebral faz diminuir proporcionalmente a sua lucidez mental, bloqueando a sua inteligência. E nessa ciclagem cerebral a mente não raciocina bem. É no relaxamento que a mente passa a funcionar melhor. Quando a pulsação cerebral se aproxima dos 21 ciclos volta a ser possível um raciocínio lógico e analítico.

Mas o ideal para o nosso trabalho é o estado de alfa. Entrar em alfa é descer ao estado de relax profundo, mantendo a mente e o corpo, através de técnicas adequadas, em paz, em calma, sem tensões físicas e emocionais. Pode-se descer ao nível alfa não só através de relax profundo, como também pela meditação, pela contemplação, pela oração. Nesse estágio, o ritmo cerebral se situa entre 7 e 14 ciclos por segundos. Nesse nível mais profundo, aumenta o campo da sua inteligência, da sua memória, da sua criatividade, da sua inspiração, da sua percepção sensorial e extra-sensorial e a sua intuição é mais aguda. Toda programação mental que você fizer em nível alfa sensibilizará de modo efetivo o seu subconsciente, pois quanto mais profundamente gravar uma determinação ou desejo no subconsciente, mais rápido e fortemente ele cumpre. O nível alfa é, portanto, o nível ideal para gravar profundamente.

ENTRANDO EM NÍVEL ALFA
Pode-se recorrer a uma música calma, colocando-se numa posição bem confortável. Procure relaxar, respirando profundamente algumas vezes. Concentre sua atenção nas diversas partes do seu corpo e vá relaxando uma por uma. Você estará relaxado se sentir, nessa parte, uma espécie de formigamento ou leveza, dando a impressão de que essa parte do corpo não existe. Vá da sola dos pés até o couro cabeludo, incluindo todos os órgãos internos. Sinta a mente leve, límpida, em paz e calma, sinta o coração iluminado e feliz, cheio de boas intenções positivas. Saboreie uma perfeita interação entre sua mente, seu coração e seu corpo e sinta-se mais leve, leve como a flutuar num mundo maravilhoso e sinta a serenidade de um lago azulado. Relaxe mais e mais. Agora você está em condições de se programar, de mandar alguma ordem para o seu subconsciente, está em condições de estudar e resolver problemas.

O nível teta é ainda mais profundo e é o último nível que você atinge em estado de consciência. O ritmo cerebral fica entre 4 e 7 pulsos por segundo. É como se você estivesse em estado de sonolência, mas ainda está em consciência, embora em baixa freqüência. Por sinal, quanto mais baixa é a freqüência em estado de consciência, maior é a energia mental. Quanto mais diminui a fronteira entre a mente consciente e a mente subconsciente, mais você se aproxima da Sabedoria Infinita, do Eu Superior e da Mente Cósmica.

Aproveite, então, a hora em que vai dormir e deixe-se adormecer com o pensamento ligado naquilo que você deseja solucionar. Você obterá a resposta do subconsciente e essa resposta nunca pode ser errada.

O nível delta é o do sono. Nesse estado a mente consciente não atua. Mas você pode programar-se para sonhar a solução de um problema, para alcançar a resposta de uma questão e assim por diante.

Agora que você já tem o conhecimento, seja o senhor das alturas. Alce seu vôo e aventure-se pelos céus a fora. Voe bem alto, como uma águia. Pratique a meditação todas as noites e coloque as suas necessidades e você verá a resposta de Deus em sua vida!

Sem comentários:

Enviar um comentário