quarta-feira, 13 de maio de 2009

Como cuidar dos seus olhos (3)


por Donald Patten, M.D. - traduzido por HowStuffWorks Brasil

A melhor cura para o cansaço ocular é dar algum descanso aos músculos dos seus olhos. Feche-os por alguns instantes, ou olhe para o nada, bem longe, por um momento.

O trauma causado por objetos pouco pontiagudos não é o único modo de lesar seus olhos. Há pequenas coisas, aparentemente inofensivas, que você faz todos os dias e que podem resultar em problemas oculares sérios. Para ver algumas dicas de como prevenir lesões nos olhos, vá para a próxima seção.
Óculos normais não são óculos de proteção
Quando estiver trabalhando com ferramentas elétricas, produtos químicos ou cortadores de grama, não se engane acreditando que os óculos comuns que você usa estão protegendo seus olhos. Eles não estão porque:
não cobrem uma área suficientemente ampla; há muito espaço para que fragmentos passem por fora dos óculos e entrem no seus olhos;

óculos comuns podem aumentar ainda mais o risco de lesão se os cacos das lentes quebradas voarem para dentro dos seus olhos.

Prevenindo problemas nos olhos
Apesar de seus olhos serem surpreendentemente complexos e terem alta capacidade de recuperação, há limite para os maus tratos que eles podem suportar. Com o curso de muitos anos, ações simples do dia-a-dia podem lesar seus olhos. Aqui estão alguns perigos que devemos evitar.

Exposição à luz ultravioleta

Óculos de sol são muito mais do que "charmosos", são barreiras de proteção que interrompem a exposição à luz ultravioleta (UV), uma porção dos raios solares que podem causar doenças oculares tais como catarata e degeneração macular.

A Academia Americana de Oftalmologia recomenda que você proteja seus olhos sempre que ficar no sol por tempo suficiente para se bronzear. O uso de um chapéu com abas diminui a exposição solar pela metade. Os óculos de sol aumentam ainda mais a sua proteção. Os raios solares podem também ser refletidos da água, da areia e da neve, sendo portanto aconselhável que nesses ambientes se use um óculos de sol, além do chapéu com abas.

2006 Publications International, Ltd.
Você deve proteger seus olhos sempre que ficar no sol por tempo suficiente para se bronzear.

Você consegue um bom bloqueio de UV mesmo usando óculos de sol baratos. Recomenda-se que seus olhos não sejam atingidos por mais de 30% da luz solar. Em condições muito luminosas, como em circuitos de esqui atingidos pelo sol ou na praia, é melhor você usar óculos de sol com um fator de transmissão de apenas 10%.

Tenha em mente também que óculos escuros sem bloqueio de UV não dão qualquer proteção. Na verdade, eles aumentam seu risco de danificar os olhos porque dilatam as suas pupilas. Isso permite que entre mais luz, sem haver o bloqueio dos perigosos raios UV.

Aqui estão alguns pontos a se considerar quando você for comprar óculos de sol:
A cor das lentes não afeta o nível de proteção UV.

Lentes polarizadas não são necessárias para proteção UV, mas diminuem o brilho que vem das superfícies reflexivas.

Óculos de sol que sejam mais escuros em cima e fiquem gradualmente mais claros embaixo, não protegem seus olhos tão bem quando você está no ambiente externo à luz do sol, como na praia ou em um circuito de esqui. Eles são adequados quando você estiver dirigindo um carro.

Teste os óculos de sol para ver se não causam distorção, segurando-os poucos centímetros à frente dos seus olhos. Olhe através dos vidros para focalizar alguma forma retangular, como a moldura da janela. Mova os óculos lentamente de um lado para o outro, depois para cima e para baixo. Se as linhas retas parecerem irregulares é porque as lentes são de má qualidade.

Certifique-se que os óculos de sol estão confortáveis; caso contrário, você não vai querer usá-los por longos períodos de tempo.

Certifique-se que no rótulo dos óculos está indicado que eles protegem contra a radiação ultravioleta A e B (UVA e UVB).

Lembre-se que o preço não é um bom indicador da qualidade de proteção dos óculos de sol. Alguns óculos de marca caros não fornecem uma proteção muito boa.
Forçar os olhos

O cansaço ocular, como ocorre quando se lê ou se costura, não lesa na verdade os olhos, mas faz com que fiquem cansados. Para ser exato, não são realmente os olhos que ficam cansados ou que são forçados, e sim os músculos ao redor dos olhos.
Mitos sobre forçar os olhos
Desde a infância muitos de nós ouvimos velhos alertas sobre não ler com luz fraca, assistir televisão com a sala escura, sentar-se perto demais da televisão ou ler sem nossos óculos. Todas essas ações, segundo nos dizem, prejudicam nossa visão. Nem tanto, dizem os especialistas. É certo que essas atividades podem deixar os seus olhos cansados, mas elas não causam danos reais a eles.

A melhor cura para o cansaço ocular é dar algum descanso aos músculos dos seus olhos. Feche-os por alguns instantes, ou olhe para o nada, bem longe, por um momento. Ter luz suficiente para ler ou trabalhar também ajuda a prevenir o cansaço ocular. Uma luminária ajustável ajuda você a concentrar a luz onde precisa mais dela e não onde iria irritar seus olhos. Lembre-se, quanto mais precisa a tarefa, mais luz será necessária.