SOS ONU. O TERROR GOVERNA LUANDA. banco millennium Angola, o crematório nazi. Fechar portas e janelas porque terríveis toneladas de fumo do gerador da morte horrível da engenharia criminosa dos tugas que tudo fazem para nos exterminarem para que consigam empregos. As crianças, bebés morrem cancerosas dos pulmões porque o ordens superiores o ordenou. Em Luanda sem matar não se pode facturar. Os tugas têm que nos matar em todos os apartamentos nos gasear. É na rua rei Katyavala em frente à Angop

sexta-feira, 8 de Maio de 2009

Cuidados com o estômago


 

Conheça alguns dos problemas mais comuns que afetam o estômago e formas simples de controlá-los:

 

Queimação

Onde incomoda: no esôfago (tubo que liga a boca ao estômago)

 

O que você sente: ardor no peito, gosto amargo na boca e regurgitação.

 

Diagnóstico: refluxo ácido. É o resultado da subida do ácido do estômago, que atua na transformação dos alimentos, até o esôfago. Geralmente, esse ácido não atinge o esôfago, pois os dois órgãos estão separados por uma espécie de válvula chamada esfíncter. "Mas se essa válvula fica aberta por algum motivo, como fraqueza, o ácido passa para o esôfago", diz a dra. Cristine Lengler,  gastroenterologista de São Paulo.

 

Estratégia: o tratamento é clínico com medidas educativas, como esperar mais de duas horas após a refeição para dormir, fracionar a dieta, evitar alimentos que relaxam o esfíncter esofágico, propiciando o refluxo (ver abaixo Amigos da Azia), elevar a cabeceira da cama e medicamentos

 

Acidez

Onde incomoda: entre o umbigo e a parte baixa do tórax, abaixo das costelas.

 

O que você sente: dor e queimação.

 

Diagnóstico: úlcera. A bactéria Helicobacter pylori e o uso de analgésicos que contenham ácido acetilsalicílico e antiinflamatórios podem ser os responsáveis. Essas drogas inibem a produção do muco que protege a parede do estômago.

 

Estratégia: evite o uso de tais medicamentos. "Acredita-se que a contaminação pela H. pylori ocorra pela ingestão de água e alimentos suspeitos ou estragados", diz a dra. Cristine.

 

Cólica ou pontada

Onde incomoda: vesícula biliar, perto da base de suas costelas.

 

O que você sente: cólica ou pontada, que se intensificam durante 30 minutos ou mais.

 

Diagnóstico: pedra na vesícula.

 

Estratégia: prevenir a formação dessas pedras com dieta é a única maneira de evitar cirurgia. "Os cálculos são resultantes de processos orgânicos com o colesterol ou bilirrubina, substância produzida pelo fígado" , diz a dra. Cristine.

 

Cólicas e vômitos

Onde incomoda: parte inferior do abdome.

 

O que você sente: cólicas, vômito, diarréia, gases e febre.

 

Diagnóstico: o vilão pode ser um vírus denominado rotavírus ou aquele lanche atacado por bactérias que você comeu.

 

Estratégia: procure um pronto-socorro para a reposição de água e sais perdidos. E o tratamento consiste em tratar os sintomas.

Prevenção: cozinhe bem os alimentos, lave as frutas e vegetais, refrigere as sobras de comida. Já o vírus é transmitido no contato de pessoas infectadas ao compartilhar utensílios ou bebendo água e alimentos contaminados.

 

Febre e calafrios

Onde incomoda: em torno do umbigo e no apêndice, na parte inferior direita do abdome.

 

O que você sente: dor repentina na barriga, febre, náuseas, calafrio, vômito e prisão de ventre ou diarréia.

 

Diagnóstico: apendicite.

 

Estratégia: ligue para seu médico e é provável que ele mande você para o hospital, para tirar o apêndice inflamado.

 

http://www.unimedvsf.com.br/secao_clientes/dica.php?id=98

9 comentários:

  1. dor no lado pontada da costela direita não é gases com diarreia as vezes problemas no estomago,ulcera tratada e eliminada,doença celiaca descartada,intolerancia ao lite confirmada e retirado,ultrassom abdomem total negativo será que assim mesmo pode ser um problema de fígado vesicula ou pancreas 3 anos com o problema

    ResponderEliminar
  2. é uma dor forte,só quando me abaixo,respiro,
    qdo estou em pé não dói,passo muito tempo sentada,o que será,tenho muita azia,já fiz,
    endoscopia,o médico,diz que tenho,esta tal,
    heliobater,mas q não é nada grave,vou fazer
    agora uma ressonância,da servical,sinto muita
    dor nos braços,enfim no corpo td.não sei o q é,
    mais me incomoda muito.

    ResponderEliminar
  3. tenho pontadas nas costelas e um pulção proximo ao estomago o que pode ser?

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho 13 anos e sinto colica e pontadas posso estar com pedra na visicula, por favor me responda nao sei o q tenho e já faz mais de 2 meses q to assim
    Por deus me ajuda .

    ResponderEliminar
  5. tenho colica e pontadas muito forte no abdomen, as vezes fico tonta do nada, tenho diarreia as vezes tenho 13 anos
    eu preciso de uma respostas por favor já faz mais de 2 meses q eu to assim .

    ResponderEliminar
  6. Tenho uma ardência abaixo da costela esquerda, que piora quando abaixo curvando para frente e que melhora com o descanso. Já tem uns 6 dias isso e começou repentinamente . Não sinto febre, não sinto tonturas, não tenho outro sintoma. Gostaria só de saber se isso é de origem muscular, neurologica e se é sinto ma de algo grave. Obrigada.

    ResponderEliminar
  7. Tenho pontadas nas costelas, vômito, e dor de cabeça. Oque pode ser? Obrigada.

    ResponderEliminar
  8. Tenho pontadas na costela, vômito, e dor de cabeça. oque pode ser? Obrigada.

    ResponderEliminar
  9. Tenho pontadas nas costelas, vômito, e dor de cabeça. Oque pode ser? Obrigada.

    ResponderEliminar