quarta-feira, 6 de maio de 2009

Para uma vida saudável


Confira algumas dicas importantes para uma vida saudável:

1. Faça refeições com pequenos volumes, introduzindo lanches intermediários (lanche) para controle do apetite.

2. Evite frituras, alimentos gordurosos, petiscos e salgadinhos.

3. Prefira alimentos menos calóricos: carnes magras, peixes de escamas, leite e iogurtes.

4. Procure utilizar temperos leves como cheiro-verde, alho, cebola, limão e sal. Evite katchup, mostarda, maionese e molhos adocicados.

5. Procure estabelecer horários para suas refeições. Evite beliscar o dia todo.

6. Coma sempre bem devagar, mastigando bem os alimentos.

7. Procure utilizar uma alimentação rica em fibras, elas são importantes para o funcionamento de seus intestinos.

8. Cuidado com os alimentos dietéticos. Eles não devem ser consumidos à vontade. Prefira sempre que puder alimentos naturais não gordurosos.

9. A melhor opção para refeições intermediárias é a frutas.

10. Lembre-se: O pão torrado só perde água. A água não tem valor calórico, portanto torradas têm o mesmo valor calórico do pão fresco.

11. Modere-se no uso de adoçantes.

12. Se possível, substitua cereais refinados por cereais integrais, que são ricos em fibras e demais micronutrientes. Como as vitaminas.

13. Cuidado com a ingestão regular de destilados, mesmo que em pequenas quantidades.

14. Substitua, sempre que possível, alimentos fritos por cozidos ou grelhados.

15. Ao invés de óleo de soja, prefira óleo de girassol ou canola.

16. A fibra é a parte do alimento que não tem valor nutritivo, não é absorvido pelo organismo, não contém calorias e, portanto não engorda.

17. Durante o dia procure ingerir líquidos com freqüência (água, sucos).

18. Procure comer também frutas inteiras, não somente sucos.

19. O teor de açúcares nas frutas secas é maior que nas frescas, numa mesma quantidade.

20. Nunca ingira líquidos em excesso durante sua alimentação


Fonte: http://www.aprocura.com.br/
http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=1377