segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Difembaquia-camila - Planta veneno; é um dos venenos mais poderosos da natureza....


Especialmente para quem tem crianças em casa, esta notícia poderá interessar:
Olá
Nem acreditei no que li e fui ver ao Google; fiquei pasmado quando encontrei:
difembaquia-camila - Planta veneno; é um dos venenos mais poderosos da natureza....
Eu tenho em casa mais do que uma plantas destas, livra!!!!
difembaquia-camila - Planta veneno; é um dos venenos mais poderosos da natureza....

Recebido via email

Em Espanha, as farmácias distribuiram desdobráveis com a descrição desta planta que sabia que era venenosa ou tóxica, mas não sabia que era tão fulminante.

Esta planta ornamental temo-la, normalmente, em nossas casas. A informação é verdadeira e, se pesquizarmos na Internet (Google) encontramos exactamente a mesma informação deste e-mail.

Tenham cuidado e evitem esta planta. Se a tiverem não a manipulem sem o devido cuidado.
VIVIENDO CON EL ENEMIGO: DIFFEMBACCHIA CAMILA. URGENTE
Saudação cordial:
Nunca este meio foi tão necessário para enviar uma mensagem tão urgente quanto esta, embora, por vezes, se possa pensar que existe alarmismo desnecessário.
Esta história é verdadeira e passou-se com um familiar meu, na semana passada...
Peço que a divulguem....

Esta planta tão linda que vemos na foto, chama-se difembaquia da variedade camila, que se comercializa como uma formosa planta decorativa, de aparência inofensiva.
Na realidade contém um dos venenos mais tóxicos e poderosos da natureza.

O meu familiar, há quatro dias, estava a regar as plantas do seu escritório e, por un acto irreflectido, levou à boca, durante menos de um segundo, um pequeno pedaço de uma folha de uma difembaquia como a da foto. Imediatamente sentiu o ardor de uma queimadura... correu para o sanitário e, ao ver o seu rosto reflectido no espelho, ficou em pânico por constatar que estava a ficar totalmente roxo. A língua ficou bastante inchada...

Um amigo que estava com ele, levou-o num táxi à Clínica Colombia de Sanitas.... O trajecto, de pouco mais ou menos meia hora, pareceu-lhe uma eternidade... aumentava-lhe a dificuldade em respirar e a dor intensa que sentia nas vias respiratórias era insuportável.

O amigo do meu familiar teve o cuidado de levar um pedaço da planta para a clínica. Ao chegarem atenderam-no de imediato e prestaram-lhe os primeros socorros através de medicamentos à base de corticóides para atenuar a hiperactividade bronquial e recebeu oxigénio. Foi internado na Unidade de Cuidados Intensivos e os médicos temeram que pudesse não sobreviver a uma paragem cardíaca. Estiveram prestes a entubá-lo. Apesar da rápida assistência, os seus órgãos respiratórios internos sofreram graves lesões... Um dos pulmões começou a colapsar, a parte interior das vias aéreas superiores encheu-se de chagas, a boca de aftas e a dor era tão intensa que nem a morfina o aliviava.

Na UCI permaneceu até sábado.
Os médicos ficaram admirados por ele ter sobrevivido mais de dez minutos ao contacto com a venenosa planta...

Li algo sobre esta planta na internet e só uma página sobre plantas ornamentais indica, de maneira aproximada, qual é o seu nível de toxicidade, que é, na verdade, extremo...

Sabe-se que a seiva leitosa concentrada no talo e junto ao pecíolo da folha, é usada tradicionalmente por indígenas amazónicos para envenenar a ponta dos seus dardos de caça. O simples contacto da mão sobre os olhos após a sua manipulação, produz cegueira temporaria. Pode causar a morte de um bébé em pouco menos de dez segundos e normalmente asfixia uma pessoa em pouco menos de vinte minutos.... Nunca se deve manipular sem luvas de cabedal ou borracha e sempre com extrema precaução.

A informação disponivel na internet trivializa a sua potência letal... Como é tão popular, será conveniente que as pessoas conheçam as suas características naturais para que possam decidir se vale a pena tê-la como ornamento, quando um simples contacto casual, acidental ou provocado pode causar-nos a morte em poucos instantes.

Peço-vos para reenviarem esta mensagem a todos os vossos contactos; podemos salvar alguna vida e em todo o caso, advertimos do perigo da sua presença na nossa companhia.

-- Olá,

Já agora adiciono uma informação, para aqueles que ainda não souberem que o Oleandro (tb conhecido por Sevadilha), arbusto ou pequena árvore que muitos de nós temos nos jardins (eu tenho dois exemplares), é também muito venenoso (todas as partes da planta). A sua seiva leitosa contém uma substância que afecta o funcionamento do coração.
O meu neto já está bem avisado. Felizmente as folhas são rijas e nada apetitosas ...

Para quem quizer investigar, aqui fica o nome científico desta planta: Nerium oleander.

Nota: Todos vós conhecem esta planta; há variedades de flores brancas, rosa e vermelhas e vê-se muito nos separadores das autoestradas.

9 comentários:

  1. Prezados,
    existe alguma descrição técnica que a classifica como venenosa? além deste ocorreram outros fatos? ou é mais uma estoria d?a net

    ResponderEliminar
  2. em sites especializados diz apenas que a mastigação das suas folhas provoca inchaço nos tecidos bocais e que pode ser perigoso para bebes e animais... procurem por Dieffenbachia-camila que é o nome cientifico...

    Infelizmente mais um bombardeamento estúpido e alarmista de pessoas que não tem mais nada que fazer senão encher os mails dos outros!

    ResponderEliminar
  3. Sugestão - veja e decida!

    http://www.thepoisongarden.co.uk/

    http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/002866.htm

    ResponderEliminar
  4. Sou solidário com as vitimas da repressao do regime ditatorial pseudo democratico em Angola. Viv nesse pais a minha juventude e conheço-o bem. Tenho muitas saudades e apesar de já estar a ir para velho, ainda sonho um dia regressar e dar um mergulho ali na contra-costa ou no morro dos veados, se é que o general que pelos vistos comprou aquilo me vai deixar. No meu tempo apanhavamos caranguejos à unha e comiamos cozidos na praia. Havia suficiente para todos! Será que já acabaram com eles?

    Permita-me dar-lhe uma sugestão: nao seja tão ressaibado para com Portugal. Isso ainda devem ser complexos dos tempos coloniais. Como é possível, se já passaram quase 40 anos e 2 ou 3 guerras civis entre angolanos? Você, meu caro, vê Portugal em todo o lado em Angola. Apesar de nao estar lá, conheço pessoas que lá estiveram várias vezes a residir e sei que a realidade é bem diferente. Em minha opiniao o perigo maior que ameaça as riquezas de Angola talvez venha de outros lados. Espanha, França, mesmo África do Sul, não falando nos EUA, Brasil e China, estes últimos estão com o apetite todo e olhe que têm meios bem mais poderosos que Portugal, coitado. Sabia que a Sonangol e a Isabel dos Santos daqui a pouco mandam na GALP? Já faltou mais...

    Fique bem e boa sorte, principalmente liberdade para os presos políticos em Angola, é o meu desejo solidário!

    M.S.

    ResponderEliminar
  5. M.S. Apenas pseudo engenheiros de informática portugueses roubaram mais do que uma vez o emprego ao meu filho. Estão a correr com os angolanos das empresas para colocarem os seus amigos e familiares. Fique bem e boa sorte.

    ResponderEliminar
  6. Acesse essa nova forma de mídia e saber como ganhar dinheiro e fazendo com que o site se torne um dos grandes como muitos conhecidos. Veja, essa grande oportunidade de negócio www.telexfreee.com
    Meu e-mail: valtemir_gc@hotmail.com posso ser a pessoa que servirá para te cadastrar ao sistema de Marketing Multi Nível desse extraordinário negócio.

    ResponderEliminar
  7. Acesse essa nova forma de mídia e saber como ganhar dinheiro e fazendo com que o site se torne um dos grandes como muitos conhecidos. Veja, essa grande oportunidade de negócio www.telexfreee.com
    Meu e-mail: valtemir_gc@hotmail.com posso ser a pessoa que servirá para te cadastrar ao sistema de Marketing Multi Nível desse extraordinário negócio.

    ResponderEliminar
  8. Cathy não percebo nada......falas duma planta...fotos'' qual a origem da tua informação sabendo que 90 % do que se publica é falso? onde estão as fotografias? e Angola? por muito imparcial que eu seja não entendo nada...podes explicar-me ?
    um beijo

    ResponderEliminar