quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Cérebro humano é capaz de desviar atenção visual antes do movimento dos olhos


Pesquisadores de Munique, Nova York e Paris descobriram que o cérebro humano é capaz de transferir a atenção visual para um objeto antes mesmo de nossos olhos se moverem. O fenômeno nos ajuda a identificar aquilo que estamos prestes a ver, como se o cérebro pudesse prever o resultado dos movimentos dos nossos olhos.

Para realizar o estudo, os cientistas posicionaram estrategicamente seis quadrados cinza, e pediram para que voluntários acompanhassem cada um desses objetos, fazendo rápidos movimentos com os olhos de um quadrado a outro.

Cinco dos seis quadrados tinham linhas verticais sobre eles, enquanto o sexto possuía uma barra inclinada. Enquanto os voluntários observavam os objetos dentro de seu campo de visão, os pesquisadores gravaram e avaliaram a capacidade de cada um para identificar o quadrado com a barra inclinada.

Um dos co-autores do estudo, Martin Rolfs, explica que para conseguir uma nova informação visual, nossos olhos saltam cerca de três vezes por segundo. Como cliques de uma câmera, esses “pulos” capturam diferentes pontos de vista ao nosso redor, os quais serão enviados para a retina (uma camada de receptores visuais localizada na parte de trás dos olhos).

Porém, esses saltos não são percebidos pelos humanos. Ao contrário, vemos o mundo de maneira estável, com suaves transições de uma imagem para outra. Isso acontece porque o cérebro desloca a atenção visual imediatamente antes do movimento dos olhos, a fim perseguir alvos e se preparar para ações sua direção. [DailyTech]

http://hypescience.com/cerebro-humano-e-capaz-de-desviar-atencao-visual-antes-do-movimento-dos-olhos/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HypeScience

Sem comentários:

Enviar um comentário