sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Dia 4 de Fevereiro. O Dia Mundial contra o Cancro lembra-nos que esta doença nos toca a todos.


Reduzir a incidência do cancro – Sim, é possível!

Por Hildrun Sundseth, responsável pelas relações com a UE da Coligação Europeia de Doentes com Cancro (European Cancer Patient Coalition – ECPC)

O Dia Mundial contra o Cancro lembra-nos que esta doença nos toca a todos.

Um terço dos cidadãos da UE são afectados, mais cedo ou mais tarde nas suas vidas, por esta doença devastadora que mata 1,2 milhões de pessoas por ano.

http://ec.europa.eu/health-eu/newsletter/29/newsletter_pt.htm

Estes números são ainda mais impressionantes quando sabemos que medidas adequadas de prevenção e rastreio podem reduzir consideravelmente o impacto do cancro. Mas não basta ter consciência dos factos para obter resultados. Uma verdadeira mudança requer a participação activa dos cidadãos, que devem ser incentivados a adoptar comportamentos mais saudáveis.

Por isso a Coligação Europeia de Doentes com Cancro (ECPC) está a desenvolver uma campanha para melhorar as estratégias de luta contra o cancro a nível da UE, incluindo a prevenção, o rastreio da população, o diagnóstico precoce, o tratamento e a cura. A ECPC foi criada em 2004 para dar voz a todas as associações de doentes com cancro e reivindicar mais vontade política para combater a doença de uma forma mais eficaz.

2008 foi um ano crucial para os doentes com cancro. Na sequência da iniciativa "Eurodeputados contra o cancro" (MEPs against Cancer), o Parlamento Europeu aprovou uma resolução sobre a luta contra o cancro . Sob a Presidência eslovena, os Ministros da Saúde da UE adoptaram também uma série de conclusões sobre a redução da incidência do cancro .

Recentemente, a Comissão Europeia publicou o roteiro do seu plano de acção contra o cancro em 2009, que prevê o estabelecimento de uma parceria para a luta contra o cancro com as principais partes interessadas.

A ECPC pretende contribuir para esta iniciativa exprimindo o ponto de vistas dos doentes. Conjugando esforços e partilhando conhecimentos, competências e vontade de agir, podemos reduzir o impacto do cancro.

Em foco: leia mais
Notícias da UE

Relatório sobre a aplicação da Recomendação do Conselho de 2003 sobre o rastreio do cancro
O relatório da Comissão Europeia faz o balanço da execução dos programas de rastreio do cancro, analisando a sua eficácia e a eventual necessidade de medidas suplementares.

Segunda Conferência Europeia sobre Prevenção de Lesões e Promoção da Segurança – conclusões da conferência
Este relatório apresenta as conclusões da conferência e um resumo dos debates realizados nas várias sessões de trabalho.

Relatório EFSA – ECDC (Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos – Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças) sobre as tendências e fontes das zoonoses na União Eu

Notícias. Ecos da Europa

Suécia
Assistência orientada para os doentes
Esta brochura descreve uma série de iniciativas públicas para instaurar um sistema adequado de saúde e de cuidados médicos baseado nas necessidades e desejos dos doentes.


Reino Unido
Estatuto do Serviço Nacional de Saúde (NHS) – salvaguardar o NHS para as gerações futuras
O Estatuto do NHS foi publicado em 21 de Janeiro de 2009. A sua elaboração dá cumprimento a uma das recomendações formuladas no relatório Lord Darzi intitulado "High Quality Care for All", publicado por ocasião do 60º aniversário do Serviço Nacional de Saúde. O relatório apresenta um plano decenal para garantir a mais alta qualidade dos cuidados e serviços de saúde à disposição dos doentes do Reino Unido.


Noruega
Campanha para promover as profissões da área da saúde
Grandes nomes do rap e da dança desempenham um papel central numa importante campanha de promoção das profissões da saúde lançada em 23 de Janeiro pelo Ministro da Saúde, Bjarne Håkon Hanssen. O objectivo da campanha é atrair mais jovens para os cursos do ensino superior nesta área.



Comunicados de imprensa da UE
Consumidores - A Comissão Europeia reúne um grupo de peritos para analisar os riscos dos leitores de música pessoais para a saúde

Panorama da actual cobertura dos programas de rastreio populacional dos cancros da mama, do colo do útero e colorrectal em toda a UE

Todos os comunicados de imprensa
Próximos eventos

IV Congresso Internacional sobre Medicamentos Órfãos e Doenças Raras (18 de Fevereiro de 2009)

Encontro Internacional sobre Doenças Emergentes e Vigilância (13-16 de Fevereiro de 2009)
O encontro reunirá a comunidade de profissionais da saúde pública, cientistas, pessoal do sector da saúde e outros profissionais no domínio das doenças infecciosas emergentes.

Conferência Internacional sobre Doenças Raras e Medicamentos Órfãos (23-25 de Fevereiro de 2009)Conferência Internacional sobre Doenças Raras e Medicamentos Órfãos (23-25 de Fevereiro
Encontro mundial para debater formas de cooperação internacional para combater as doenças raras

Todos os eventos. Novas publicações

"Cancer control – knowledge into action": Guia de acção contra o cancro
Este guia da OMS dá seguimento à resolução sobre prevenção e luta contra o cancro adoptada em 2005 pela Assembleia Mundial da Saúde (WHA58.22), na qual se insta os países membros da OMS a desenvolver e reforçar os programas de luta contra o cancro.

Orientações europeias para garantir a qualidade do rastreio e do diagnóstico do cancro do colo do útero

Em foco. Dia Mundial contra o Cancro (4 de Fevereiro de 2009)

Actividades a nível da UE
Saúde na UE - Nutrição
Alimentação

Saúde na UE - Cancro
Cancro

Notícias

Relatório sobre a aplicação da Recomendação do Conselho de 2003 sobre o rastreio do cancro
O relatório da Comissão Europeia faz o balanço da execução dos programas de rastreio do cancro, analisando a sua eficácia e a eventual necessidade de medidas suplementares.

Projectos do programa de saúde pública
Mulheres europeias contra o cancro do pulmão e o tabagismo
O objectivo geral do projecto é contribuir para a prevenção e o controlo do cancro do pulmão nas mulheres europeias através de uma melhor compreensão das tendências observadas, dos factores de risco, dos factores de prognóstico e das questões associadas à luta contra o tabagismo, especificamente no que respeita às mulheres europeias.


EUNICE – Rede europeia de informação sobre o cancro
A rede EUNICE tem por objectivo compilar, comparar, analisar, interpretar e divulgar informações sobre a incidência do cancro na população europeia, planeando e avaliando as medidas de controlo do cancro tanto a nível nacional como europeu.

Elaboração de directrizes europeias para garantir a qualidade do rastreio do cancro colorrectal
O objectivo principal do projecto proposto remete directamente para a parte 1 da acção 2.3.4 do programa de trabalho de 2005, ou seja, a elaboração de directrizes europeias sobre as melhores práticas no âmbito do rastreio do cancro colorrectal.

Sem comentários:

Enviar um comentário