quarta-feira, 20 de maio de 2009

Antibióticos naturais


COMER É O MELHOR REMÉDIO

A feira vale uma farmácia: muitos alimentos funcionam bem no combate a bactérias e vírus, curando infecções. Quando incorporados à dieta, esses antibióticos naturais fortalecem o sistema imunológico, prevenindo doenças

Alho e cebola

Protegem contra o desenvolvimento de vírus e bactérias. São também vermífugos. Devem ser consumidos crus, porque quando fritos ou assados perdem suas propriedades. Uma maneira de ingerir o alho mais facilmente é espalhar um ou dois dentes moídos sobre a refeição (almoço), diariamente.


Geléia real

Favorece a renovação de todas as células, desde a médula óssea até a pele, cabelos e unhas e previne doenças infecciosas. O produto deve ter procedência confiável e ser guardado na geladeira num pote de vidro. Todos os dias, deve-se retirar uma pitadinha com espátula de madeira (metal ou plástico não servem pois deixam resíduos) e pôr debaixo da língua. É importante que seja em jejum e antes mesmo de escovar os dentes.

Laranja

Um copo pequeno de suco de laranja-lima ou lima-da-pérsia todos os dias, pela manhã, fortalece o sistema imunológico e previne doenças como resfriados, gripes e viroses. As laranjas pêra ou seleta devem ser evitadas, porque sua acidez agride a mucosa do estômago. O melhor é comer a fruta, já que o bagaço é também excelente fonte de fibra.


Iogurte natural

É uma boa fonte de cálcio, que fortalece dentes e ossos, além de ajudar a refazer a flora intestinal destruída pelos antibióticos. O ideal é preparar o iogurte em casa, livre de conservantes: ferva dois litros de leite e, quando estiver morno, adicione um copo de iogurte natural industrializado na temperatura ambiente. Abafe com um pano, embrulhe com jornal e deixe descansar de um dia para outro. É importante só usar recipiente de vidro.

Gengibre

Atua como um desinfetante do organismo, impedindo que os germes se desenvolvam; é contra-indicado para quem tem hipertensão, porque eleva a pressão. Um pedacinho cru, mascado como se fosse chiclete, afasta dor de garganta e mau hálito. Outra maneira de ingerir o gengibre é extrair o sumo na centrífuga, misturar com mel e guardar no freezer. Depois é só pegar um pouquinho dessa mistura gelada, todos os dias, usando como medida uma colher de café.


Algas

Ricas em sais minerais, clorofila e iodo. Ajudam o organismo a combater infecções. A mais popular é a kombu (à venda em casas de produtos naturais), que pode ser frita ou usada em sopas. A spirulina (à venda em cápsulas) atua como um desinfetante natural do organismo, matando os germes. A ágar-ágar (gelatina natural) desintoxica e fortalece unhas e cabelos e pode ser misturada com frutas.

Agrião

Além de ser uma boa fonte de ferro e iodo, evita a invasão das bactérias. Deve ser consumido cru, em saladas. O chá de agrião é bom para quem está resfriado.


Própolis

É um ótimo antibiótico, mas não pode ser ingerido por muito tempo seguido porque acaba agindo, também, contra as bactérias que são importantes para o bom funcionamento do organismo. Durante o processo infeccioso, use 10 gotas de própolis (adultos com mais de 45 kg), duas vezes por dia. Crianças devem tomar 5 gotas.

Inhame

Fortalece o sistema imunológico e ajuda a ganhar massa muscular. Pode ser preparado como purê, sopa, frito ou cozido. A sopa é ótima para combater resfriados, bronquite e pneumonia. É feita com inhame cozido e duas colheres de sopa de alho cru moído por cima. Deve ser temperada com pasta de soja (missô) e tomada quente, uma vez por dia. Uma porção da mesma sopa, bem grossa, pode ser colocada entre duas gazes e aplicada sobre os pulmões, para ajudar na recuperação de bronquite e pneumonia.

Fonte: Prof. Bartolomeu Alberto Neves, fitoterapeuta e especialista em medicina chinesa.
Por Valéria Martins
http://marieclaire.globo.com/edic/ed107/sau_comida1.htm

15 comentários:

  1. obrigado,ótimas dicas e bem naturais

    ResponderEliminar
  2. Gostei...ajudou-me bastante.Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. muito bom saber como se imunizar naturalmente

    ResponderEliminar
  4. ótima dicas, é só seguir, saúde total.
    o alimento é o nosso melhor remédio
    e
    o melhor remédio é o nosso alimento


    farmacêutca naturalista

    ResponderEliminar
  5. otima dicas sou estudante de medicina mas nao sabia como usar as muito bom mesmo obrigado pelas dicas ...

    ResponderEliminar
  6. otimas dicas de imunzante naturales eu sou academico de medicina mas eu nao sabia como usar obrigad pela dicas ..

    ResponderEliminar
  7. muito boa dicas

    ResponderEliminar
  8. ERMELINDA FREITAS, COMO A SENHORA ESTÁ SENDO PERSEGUIDA POR PESSOAS QUE NÃO SABEM O QUE FAZEM,OS VERDADEIROS CRISTÃOS,TAMBÉM FORAM PERSEGUIDOS PELOS ROMANOS, MAS COMO ELES VENCERAM, A SENHORA TAMBÉM VENCERÁ, POR QUE NOSSO DEUS É JUSTO E LÔNGANIMO PARA AQUELES QUE LHE SÃO FIÈIS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Anónimo, essas palavras me dão alento e força para continuar esta luta.
      Faço por amar e respeitar o meu próximo, porque assim deve ser.
      um abraço
      Grata
      Ermelinda Freitas

      Eliminar
  9. Importante e vital por demais essa tua partilha, pois o uso sem disciplina de tal medicação e sem o devido acompanhamento especializado, acarreta justamente ao contrario em nossa saúde não só física mas também psicológica, dado como é de conhecimento a formula de como é manipulada sua composição e as quantas anda o metabolismo do corpo para receber as cargas antibióticas sem restrição.
    Um bom exemplo de adquirirmos com mais propriedade esse item em nosso organismo, como a ingestão de um
    “(...)copo pequeno de suco de laranja-lima ou lima-da-pérsia todos os dias, pela manhã, fortalece o sistema imunológico e previne doenças como resfriados, gripes e viroses. As laranjas pêra ou seleta devem ser evitadas, porque sua acidez agride a mucosa do estômago. O melhor é comer a fruta, já que o bagaço é também excelente fonte de fibra.(...)”



    Grata por partilhares Gil.


    É um alerta sábio e oxalá que possamos de dia a dia atermos da forma correcta de cuidar da saúde.


    Indiquei teu site no diHITT também.

    Meu abraço fraterno e meus votos de que tenhas uma excelente semana

    Ps: Que canção tão linda é essa que oiço aqui?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Ronilda! Muito grato pela tua amizade sincera que flutua na minha alma. Desejo para ti também que o Universo, e sobretudo o seu amor, te acompanhem, e te reforcem os desejos do amor perdidos.
      A canção está no mural, chama-se: quant la douce jouvencelle e podes escutá-la no Youtube no link:
      http://www.youtube.com/watch?v=LB4CehJEK8A
      E que em todas as semanas e em todos os momentos nunca te falte a inspiração, mas sem amor não vale a pena viver, é simplesmente impossível viver sem ele.
      Gil Gonçalves
      upanixade@gmail.com

      Eliminar
  10. Muito grata Amigo Gil pla tua carinhosa réplica...

    Estou postando essa tua publicação em umas das minhas redes o PEAPAZ, se permite-me no GRUPO SAÚDE.

    Juntamente com a publicação do Amigo Alberto Schlaepfer,do blog:Estou bem

    Essa canção é um bálsamo ao espirito...

    Que seja iluminado teu dia Caro Gil, meu fraterno abraço

    ResponderEliminar