sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Dor no peito. Informações gerais. Tratamento


Nomes alternativos:

Queimadura no tórax; dor torácica.
Definição:

Dor, opressão, pressão ou desconforto no peito. Veja também angina estável, angina instável e angina variante.

http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/003079.htm

Considerações gerais:

Quando se sente uma dor repentina no peito, é normal temer pelo pior. A dor no peito é um sintoma que, para muitos, significa "ataque cardíaco". Embora a dor no peito possa ter muitas causas não relacionadas ao coração, qualquer desconforto novo ou não usual deve ser avaliado por um médico. É muito importante observar outros fatores associados à dor no peito (localização exata, tipo de dor, etc).

A doença cardíaca é a causa número um de óbito e incapacitação nos Estados Unidos. Entretanto, a dor no peito causada por problemas cardíacos é pouco freqüente em homens com menos de 30 anos e mulheres abaixo dos 40, se estes forem saudáveis; também não é comum antes dos 50 anos, em ambos os sexos.

Uma dor repentina, que dura alguns poucos segundos, é comum em pessoas saudáveis e não traz motivo para preocupação. A sensação de ter a respiração presa, depois de uma inspiração profunda, também não é clinicamente importante e não necessita de atenção.

A dor no peito causada por um problema cardíaco pode ser leve ou intensa. A sensação de pressão ou aperto no peito costuma ser mais freqüente do que a dor real. A dor geralmente se localiza no centro do peito, abaixo do esterno, podendo irradiar para as costas, maxilar ou ombros (normalmente o esquerdo). Pode ser acompanhada por náusea, sudorese, tontura ou falta de ar. A angina estável (dor no peito causada por uma redução temporária do fluxo sangüíneo para o músculo cardíaco) normalmente dura de 1 a 15 minutos e é provocada por exercício ou estresse, podendo ser aliviada por repouso ou administração de nitroglicerina. A angina instável é aquela que ocorre durante o repouso ou que aumente a freqüência, gravidade ou duração de uma angina previamente estável. A angina instável costuma levar, com freqüência, ao infarto agudo do miocárdio (ataque cardíaco). No caso de ataque cardíaco, o desconforto no peito é mais prolongado (mais do que 15 ou 10 minutos) e não se consegue aliviar com o repouso ou nitroglicerina. A angina instável é aquela que ocorre mesmo estando em repouso ou com um aumento da freqüência, gravidade ou duração de angina estável anterior. A angina instável costuma levar a infarto agudo do miocárdio (ataque cardíaco). O desconforto no peito, durante o ataque cardíaco, em geral é mais prolongado (mais do que 15 ou 20 minutos) e não é aliviado por repouso ou administração de nitroglicerina.

A dor na parede torácica (dor que se origina nos tecidos da parede torácica, e não no coração) em geral pode ser constatada se for pressionado um dedo no tórax no local do desconforto, o que reativa ou agrava a dor. Ocasionalmente, a dor cardíaca e a dor na parede torácica podem apresentar-se conjuntamente. A pleurisia (inflamação do revestimento dos pulmões) piora ao se inspirar profundamente ou durante acessos de tosse; o mesmo não ocorre quando a dor no peito deve-se a um problema cardíaco.

A hiperventilação é causa freqüente de dor no peito, principalmente em jovens.

A dor decorrente de úlcera produz ardor quando o estômago está vazio, melhorando ao comer. A dor da vesícula biliar costuma ficar mais intensa depois após a refeição.


CostocondriteFiguras

Definição:
Inflamação de uma costela ou da cartilagem conectada uma costela. Essa é uma causa comum da dor na parede torácica. Inflamações ou lesões envolvendo os músculos do peito é uma outra causa comum da dor na parede torácica. Veja dor torácica.
http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/000164.htm

2 comentários:

  1. ESTOU COM DOR NO PEITO VAZ DIAS JA FUI EM DUIS MEDICOS E ELES DIZEM QUE SOU MUITO ANSIOSA SERA QUE ANSIEDADE FAZ ISSO MESMO SENTE DOR NO PEITO TODOS OS DIAS FAÇO MEU SERVIÇO DE CASA NORMAL,MAIS TENHO MEDO DESSA DOR,FIZ UM ELETRO UMA VEZ NO HOSTIPAL O MEDICO DISSE QUE ESTAVA NORMAL SERA QUE POSSO CONFIAR NO ELETRO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola td bem, entao tenho a anos essas dores descobrir q sao gases ,

      Eliminar