Por favor salvem esta menina. Apelo de Viana. Angola. Filha de 5 anos de idade que acerca de 2 anos está doente com Neoplasia Vesical (um tumor maligno na zona genital). O pouco que cada um pode dar já é muito para quem precisa, não precisamos ter muito para ajudar. Se cada um de nós depositar um pouco podemos ajudar a salvar a vida dessa menina. Quem puder ajudar pode depositar na conta: 000005001760033 ou IBAN A006.0034.0000.0500.1760.0334.1 de Lidia Manuel no banco Millenium

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Porque você tem tontura se levantar muito rápido


Já se levantou rapidamente do sofá e sentiu uma tontura ‘estranha’? Existe um nome para isso: hipotensão ortostática ou postural. Essa denominação estranha, para nós, leigos, quer dizer que se trata simplesmente de uma queda súbita da pressão sanguínea quando alguém fica de pé.
Então, não é nada grave, certo? Errado. Estudo da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, Estados Unidos, aponta que a hipotensão ortostática está diretamente ligada à arritmia cardíaca (anormalidades na formação ou na condução do impulso elétrico necessário ao coração).
Segundo o médico estadunidense Franz Messerli, dos hospitais Roosevelt e St. Luke, em Nova York, EUA, nosso corpo comprime os vasos sanguíneos e faz o coração bater um pouco mais rápido – cerca de 10 batidas extras por minuto – quando nos levantamos de alguma posição horizontal. Isso faz com que uma quantidade menor de sangue supra o cérebro.
Mas tudo isso é imperceptível para nós, a não ser quando sentimos a tontura, que é um sinal ruim de que o sistema não está funcionando como deveria.
Devemos nos preocupar, então? Não, necessariamente, de acordo com os médicos. Messerli explica que a hipotensão ortostática pode ter outras causas, como desidratação, ingestão de diuréticos, de bloqueadores beta, ou pressão baixa natural (que diminui suas chances de ter doenças cardíacas).
Por isso, se não estiver exposto a esses fatores benignos, procure um médico, a fim de evitar quaisquer complicações que possa haver. [MSN/HeartFailure/NHS]