sábado, 12 de maio de 2012

“Time” reacende polémica sobre amamentação


Para chocar ou para informar, eis uma das muitas questões levantadas pela capa de maio da revista norte-americana “Time”, na qual uma mãe amamenta o filho de três anos, que aparece na foto de pé e empoleirado num banco para chegar à mama. “És suficientemente mãe?, titula a “Time”.

A mãe da foto, Jamie Lynne Grumet, de 26 anos, conta à revista que ela própria foi amamentada até aos seis anos e que já desistiu de defender a sua opção perante estranhos que consideram o facto de ainda dar de mamar ao filho motivo para a denunciar junto das autoridades.

“As pessoas têm de perceber que é biologicamente normal”, diz, à “Times”. “Quanto mais o virem, mais normal se tornará na nossa cultura. E é o que eu espero. Eu quero que as pessoas vejam”.

Na internet e fora dela, há quem questione os motivos que levaram a “Time” a fazer capa com uma mulher tão bonita quanto  Jamie Lynne Grumet, recuperando um tema em discussão há já vários anos e as opiniões de um guru da pediatria, defendidas em livro há mais de 20 anos.

As opiniões extremaram-se ou não fosse a América a falar e a indignar-se. Bobbi Miller, mãe de seis crianças, condenou a revista e a opção de Jamie. “Até as vacas sabem quando desmamar as suas crias”, escreveu no Twitter. “Por que é que tem de ser visto? Está no limiar do voyerismo”, considerou.

Já Bettina Forbes, co-fundadora da organização “Best for babes”, promotora da amamentação, desejou que a capa da “Times” torne a América “menos nojenta” em relação à amamentação dos bebés em qualquer idade. “Já há muito que falamos destas questões”, disse.

Nas páginas interiores, a “Times” recupera as ideias do médico Bill Sears, um guru da pediatria, autor do “Livro do Bebé”, há 20 anos. O especialista defende que os pais devem manter laços estreitos com os filhos até idades avançadas e que, para isso, as mães devem prolongar a amamentação e partilhar a cama com os filhos.

O debate está relançado, nos EUA e na internet.
http://www.jn.pt/blogs/emletramiuda/archive/2012/05/11/time-reacende-pol-233-mica-sobre-amamenta-231-227-o.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário