terça-feira, 9 de novembro de 2010

Ingerir azeite e nozes aumenta os níveis do bom colesterol


Segundo um novo estudo, aumentar a ingestão de gorduras monoinsaturadas, encontradas no azeite, nozes e abacates, pode ajudar a melhorar os níveis de colesterol.

Porém, como a pesquisa envolveu apenas pessoas com colesterol leve ou moderadamente elevado, os cientistas alertam que pessoas com colesterol elevado não devem tentar substituir os medicamentos de estatina por essa dieta a não ser que estejam preparados para levá-la a sério.

Os pesquisadores forneceram refeições de baixo colesterol para um mês a 24 pessoas, que incluíam frutas, legumes e produtos de trigo. No mês seguinte, eles dividiram as mesmas pessoas em dois grupos, e em um deles foram adicionadas gorduras monoinsaturadas a dieta. Ambos os grupos receberam refeições vegetarianas que incluíam soja, nozes, cevada, quiabo e margarinas vegetais.

O grupo que ingeriu as gorduras monoinsaturadas teve 13% das calorias dos hidratos de carbono substituídas por óleo de girassol rico em gordura ou óleo de abacate.

O estudo descobriu que as gorduras monoinsaturadas podem elevar os níveis de colesterol HDL (o colesterol “bom”) até 12,5%, e reduzir os níveis de colesterol LDL em 35%, quando ingeridas ao lado de uma dieta de baixo colesterol.

O colesterol bom ajuda a proteger contra ataques cardíacos, pois leva o colesterol para longe das artérias. Alguns especialistas também acreditam que ele pode retardar o acúmulo de placas nas artérias. O mau colesterol entope as paredes internas das artérias, as estreita e endurece, aumentando o risco de ataque cardíaco e derrame.

Ao final dos dois meses, ambos os grupos tinham experimentado uma diminuição de 35% nos níveis de colesterol ruim. Mas só o grupo com as gorduras monoinsaturadas teve níveis mais altos de colesterol bom, chegando no fim do mês a 12,5%.

Ainda assim, como todos os outros alimentos, os pesquisadores afirmam que as pessoas devem comer as gorduras monoinsaturadas com moderação.

Como esse estudo envolveu um grupo pequeno de pessoas, os cientistas afirmam que mais pesquisas aprofundadas devem ser feitas para confirmar as conclusões.

Um próximo estudo vai focar nas pessoas com níveis elevados de colesterol que seguem uma dieta de baixo colesterol suplementada com gorduras monoinsaturadas. Até agora, este segundo estudo, ainda não concluído, apresenta resultados menos impressionantes. Um ano após seu início, os participantes têm resultados cerca da metade tão bons quanto os participantes do estudo recém-concluído. [LiveScience]

http://hypescience.com/ingerir-azeite-e-nozes-aumenta-os-niveis-do-bom-colesterol/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE