quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A superfície onde uma célula-tronco é cultivada determina o que ela irá se tornar no futuro


Assim como uma criança, uma célula tronco pode se tornar qualquer coisa “quando crescer”. E como uma criança precisa crescer em um ambiente saudável para se tornar uma pessoa boa, o ambiente onde essas células crescem determina o tipo de célula que elas irão se tornar.

Eventualmente ela irá escolher um “trabalho” em um fenômeno chamado “diferenciação”. Cientistas podemcontrolar esse fenômeno aplicando substâncias chamadas “fatores de crescimento”. Agora um médico chamado Jianping Fu, da Universidade de Michigan, descobriu que a superfície onde a célula é desenvolvidapode prever e alterar o tipo de célula que ela irá se tornar.

Fu colocou uma célula tronco em uma superfície de 13 mícrons de silicone e descobriu que pela força exercida pela célula sobre a superfície ela se tornaria uma célula adiposa. Mas quando ele diminuía a quantidade de silicone da superfície, as células tronco se tornam tecido ósseo.

Esse método pode tornar tratamentos usando células tronco muito mais fáceis e rápidos. [PopSci]

http://hypescience.com/a-superficie-onde-uma-celula-tronco-e-cultivada-determina-o-que-ela-ira-se-tornar-no-futuro/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE