sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Quer aprender matemática? Passe uma corrente elétrica pelo seu cérebro


Estamos falando sério! Não é um novo método de suicídio e sim uma nova técnica criada por cientistas de Oxford. Aparentemente, aplicar uma pequena corrente elétrica em uma área conhecida como lobo parietal aumentava a capacidade de voluntários de resolver problemas de matemática.

A esperança é que essa descoberta possa ajudar aquelas pessoas com discalculia – um distúrbio que faz com que as pessoas realmente não entendam o “funcionamento” dos números.

Além disso, nem só as pessoas com discauculia sofrem com os números. Estima-se que uma em cada cinco pessoas tenha dificuldades mais leves com a matemática, o que compromete não só o rendimento escolar, mas também atividades diárias incluindo contas simples com dinheiro.

Neurocientistas acreditam que a atividade no lobo parietal compromete a habilidade com números e quando campos magnéticos eram usados para impedir a atividade elétrica nessa parte, as pessoas desenvolviam discalculia temporariamente. Então a suspeita foi que estimulando a atividade elétrica, seria mais fácil fazer cálculos e atividades matemáticas.

Então eles usaram uma corrente de um miliampere para estimular a atividade cerebral em estudantes voluntários. A corrente não pode ser sentida e não causa efeito em outras funções cerebrais. Os voluntários realmente conseguiram resolver atividades lógicas e matemáticas mais rápido quando expostos a essa pequena corrente.

E, melhor ainda, os efeitos não eram imediatos – mesmo seis meses depois de terem sido expostos à corrente, os estudantes ainda se saíam melhor em atividades matemáticas do que antes de passarem pelo tratamento.

Mais testes serão feitos e logo o tratamento poderá estar disponível. Mas leitor, os estudos foram conduzidos por cientistas, então, apesar de ser óbvio, julgamos ser necessário deixar o seguinte recado: não tente isso em casa! [BBC]

http://hypescience.com/quer-aprender-matematica-passe-uma-corrente-eletrica-pelo-seu-cerebro/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE