sexta-feira, 5 de setembro de 2014

12 fatos que você precisa saber sobre o ebola







O vírus Ebola Zaire é a estirpe mais mortal, e tem sido identificada como a causa do surto que está acontecendo atualmente
Ebola é uma doença viral aguda que causa febre hemorrágica. É causada por três das cinco espécies dentro do gênero.
A origem do vírus é incerta. Mas alguns especialistas acreditam que os morcegos podem abrigar o vírus em seu trato intestinal.
Os primeiros seres humanos infectados e que espalharam a doença provavelmente caçaram e comeram um animal infectado.
Este já é considerado o maior surto desde que o vírus ebola foi descoberto há quase 40 anos.
O surto foi declarado em março, na Guiné. Desde então, a doença se espalhou para a Libéria, Serra Leoa e Nigéria e matou 60% dos infectados.
São 1323 pessoas infectadas e 887 mortes, segundo o último balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Cerca de 60 mortes foram de trabalhadores de saúde que procuravam controlar a doença.
Os outros três podem causar graus variáveis de doença. O vírus Ebola Zaire é a estirpe mais mortal, e tem sido identificada como a causa do surto atual.
Em epidemias anteriores, esta estirpe teve uma taxa de mortalidade de 90%.
Após o contágio, o paciente pode demorar até 21 dias antes de manifestar a doença.
Os sinais são semelhantes aos da gripe, incluindo dores abdominais, febre, vômitos e diarreia.
O vírus é transmitido diretamente pelo contato direto com sangue ou fluidos corporais dos infectados, inclusive dos mortos.
O contágio é maior quando os pacientes já estão em estágios terminais, com hemorragia interna e externa, vômitos e diarreia, que contêm altas concentrações do vírus.
Não há um remédio específico para a doença. Os sintomas costumam ser tratados separadamente.
Por exemplo, o soro intravenoso pode evitar a desidratação, enquanto um antitérmico diminui a febre. Já os analgésicos podem diminuir as dores.
Aqueles que têm a doença identificada e recebem tratamento mais cedo têm mais chances de sobreviver à infecção.
Infelizmente, como os sintomas são genéricos e parecidos com de outras doenças, o diagnóstico pode demorar.
A melhor forma de se proteger da doença é evitar os locais onde há surto de ebola.
Entre as recomendações do ministro da Saúde, Arthur Chioro, para quem tiver de viajar para estes países estão, por exemplo, seguir recomendações que serão dadas pelas autoridades sanitárias locais.
Chioro aconselha os viajantes a não entrar em contato com secreções, vômitos e sangue das pessoas que são vítimas das doenças, que devem estar em isolamento e tratamento médico.
O risco de o vírus ser disseminado da África para a Europa, Ásia ou para as Américas é extremamente baixo, de acordo com especialistas em doenças infecciosas.
O professor belga Peter Piot, um dos descobridores do vírus ebola, descartou uma epidemia fora do continente africano, em entrevista à AFP.
Mesmo que um portador do ebola viaje até Europa, Estados Unidos ou outra região da África, o cientista não acredita que isto possa causar uma epidemia importante, pois a infecção requer um contato muito próximo.
Mas Piot pediu que as vacinas e os tratamentos, promissores nos animais, sejam testados em humanos.
Pesquisadores americanos planejam testar, em breve, uma vacina experimental contra o ebola.
Se bem sucedida, poderá imunizar até 2015 trabalhadores de saúde, que estão na linha de fogo da epidemia.
No próximo mês, os Institutos Nacionais da Saúde dos Estados Unidos começarão os testes em humanos da vacina, que já é promissora nas experiências em macacos.
Guiné, Libéria e Serra Leoa anunciaram na sexta-feira (2) que vão colocar em quarentena a região fronteiriça comum, onde surgiu o último surto do vírus ebola.
O anúncio foi feito durante uma reunião de emergência para discutir a epidemia e depois de a Organização Mundial de Saúde (OMS) alertar que o ebola pode provocar uma perda catastrófica de vidas e prejuízos econômicos, caso a epidemia não seja controlada.
Segundo a AFP, até agora não se conseguiu convencer as companhias farmacêuticas a investir em uma vacina contra o ebola.
Andrea Marzi e Heinz Feldmann, do instituto de virologia NIAID, disseram em artigo publicado em abril que, com surtos esporádicos que costumam afetar um pequeno número de pessoas na África, não existe um mercado comercial para uma vacina contra a doença.
Herve Raoul, especialista em patógenos e pesquisador do Instituto Médico Francês de Saúde, disse à AFP que o ideal é desenvolver um antiviral que ajude os doentes a superar a fase mais aguda da doença.
No entanto, essa medicação não existe hoje.
Atualmente, os especialistas só podem aconselhar medidas preventivas, como isolar os infectados, tomar precauções para evitar o contato com fluidos corporais e enterrar os mortos com rapidez.

http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/nigeria-monitora-200-que-podem-ter-contraido-ebola

Sem comentários:

Enviar um comentário