terça-feira, 2 de setembro de 2014

Pesquisadores japoneses desenvolvem teste que detecta ebola em 30 minutos




Vírus do ebola contagiou até o momento 3.069 pessoas, das quais 1.552 morreram
Uma equipe de pesquisadores da universidade japonesa de Nagasaki desenvolveu um método simples e barato que pode detectar a presença do vírus do ebola em 30 minutos, informou nesta segunda-feira (1º) o jornal "Nikkei".

http://noticias.r7.com/saude

O novo exame, que utiliza uma substância desenvolvida para detectar, amplificando ou aumentando, apenas os genes específicos do vírus, pode ser feito em um tubo de ensaio que é preciso aquecer até 60 ou 65 graus. Para todo o processo só é preciso uma pequena pilha, por isso que é muito adequado para ser usado nas regiões afetadas pelo ebola, segundo assinalou o responsável do departamento de doenças infecciosas da universidade de Nagasaki, Jiro Yasuda.
O procedimento que mais se utiliza atualmente, testes moleculares denominados RT-PCR, dura até 24 horas e requer uma equipe dedicada e uma provisão estável de eletricidade, por isso que é difícil de utilizar em regiões com pouca infraestrutura de energia.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera que a epidemia na África Ocidental do vírus do ebola é uma das emergências sanitárias mais complexas dos últimos anos e que são necessários pelo menos US$ 490 milhões para tentar conter os contágios, que estão crescendo de forma exponencial.
Na atual epidemia, o vírus do ebola contagiou até o momento 3.069 pessoas, das quais 1.552 morreram, segundo a última apuração da OMS. 

Imagem: Ebola contagiou até o momento 3.069 pessoas Reprodução/ DailyMail


Sem comentários:

Enviar um comentário