terça-feira, 20 de abril de 2010

Autoridades Interditam Líder Da OMUNGA No Aeroporto De Luanda


Terça, 20 Abril 2010 15:50
Luanda - Foi “cassado” por cerca das 13h (do dia 20 de Abril de 2010), pelos Serviços de Migração de Angola, o passaporte do coordenador da OMUNGA, Sr José Patrocinio, quando acabava de regressar do Quénia, onde foi participar numa Conferencia sobre Direitos Humanos, promovida pelo Fórum “Espaços Africa dos Direitos Humanos”.


Regime do MPLA apreende passaporte do activista
A organização OMUNGA tem-se preocupado com a defesa dos interesses das populações, nomeadamente, dos desalojados e é membro Comité Africano dos Direitos Humanos da União Africana.

O passaporte retirado arbitrariamente após passar a fronteira foi entrega a um funcionário dos SME. As entidades recusaramm-se a dizer o motivo de tal acto e nem sequer pretendiam ouvi-lo perguntar sobre o assunto. Na entrega do passaporte foi referido que tinha havido “engano”.

Durante a semana passada a sede da Associação foi fotografada por um carro de cor branca que logo que localizado pôs-se em fuga.

Tratam-se de actos que visam submeter a Associação e seus membros sob tensão e ameaça permanentes com vista a desestimula-los na defesa dos grupos mais vulneráveis, através da violação dos direitos do cidadão e das Associações. Este acto põe em causa a sinceridade do pedido de desculpas do Ministro da Administração Interna, pois afinal aqueles que no uso dos seus direitos democráticos defendem as populações são alvo de restrições inadmissíveis por parte das autoridades, no caso, agora, centrais.

13h30 – Antes do fim da redação dessa nota somos informados que ao passar pela Alfandega o passaporte de José Patrocinio voltou a ser apreendido e a sua bagagem está a ser alvo de inpecção minuciosa. Aguarda-se pelo evoluir dos acontecimentos.
Comissão Instaladora do Bloco Democrático
Coordenador

Telefone Sr Patrocinio: 917212135
Omunga: 272221535 (Benguela)