terça-feira, 13 de abril de 2010

Dicas simples ajudam a combater o estresse sem esforço


Tirar alguns minutos do dia para tranqüilizar corpo e espírito é fundamental
Da Redação

http://www.abril.com.br/noticia/ciencia-saude/no_346024.shtml

O trânsito, a correria do dia-a-dia e a falta de tempo estão deixando-o estressado? Para quem está com os nervos a flor da pele, soluções simples podem trazer a paz – e a saúde – de volta. Confira algumas atitudes eficazes para acalmar sua mente e deixar o corpo relaxado.

Grite bem alto
Ponha para fora tudo aquilo que a deixa agoniada. Pelo menos uma vez por dia, separe 5 minutinhos para aliviar a tensão. Comece respirando bem fundo e soltando o ar devagar. No final, libere toda a energia com um grito bem alto. Mas, atenção, para relaxar sem prejudicar a garganta, o sopro deve vir da região do estômago.

Ponha as mãos na terra
Além de fortalecer o sistema imunológico, funciona como um antídoto para aliviar a tensão. Por isso, incorpore-o à sua vida. Andar descalça, plantar uma flor ou cultivar a horta é uma ótima saída. Experimente!

Tenha boas companhias
Quem está triste ou irritado deve passar longe de pessoas com energia negativa (que vivem reclamando ou criticando tudo). Mas atenção: o seu bom humor depende de você mesma. É uma tarefa diária, que deve ser cultivada. Comece agora, soltando um grande sorriso.

Relaxe!
Adote algumas medidas antes de dormir. Pode ser um chá quente, um banho também quentinho ou até um escalda-pés. Acredite, depois disso, você terá uma prazerosa e merecida noite de sono.

Faça uma automassagem
Pressionar os pontos doloridos do corpo ajuda no processo de relaxamento. Procure praticar a automassagem alguns minutos antes de dormir. Passe óleo ou creme nas mãos e pressione com os dedos (sem apertar demais) a sola dos pés, ombros, pescoço e cabeça. Esse contato com o corpo é uma ótima demonstração de carinho com você mesma. Pratique!

Exercite-se
Além de prevenir doenças, os exercícios estimulam a produção de endorfina, responsável pela sensação de bem-estar. Escolha a atividade que mais lhe agrada para não desistir. "A aptidão física melhora o ânimo, aumenta a autoconfiança e reduz o nível de estresse", afirma o psiquiatra americano Robert Brown, no livro Autocontrole, Nova Maneira de Gerenciar o Estresse, de Ana Maria Rossi.

Imagem: blog.antesdeparis.com.br/category/frases