Se você se sente bem sobre o futuro você se sentirá bem no presente. Pelo menos é isso o que diz um novo estudo psicológico.
Psicólogos americanos analisaram estudantes de direito e suas expectativas para os próximos anos – e descobriram que há uma relação entre o otimismo e o sistema imunológico das pessoas.
Outros estudos já haviam indicado como o otimismo faz bem para a saúde. Por exemplo, pessoas que são otimistas sobre um transplante de rim se recuperam mais rápido após o procedimento.
Mas ainda não está claro o porquê do otimismo afetar sua saúde (ou do pessimismo fazer mal a ela).
Nesse último estudo, foram analisados 124 calouros de direito, durante um período de seis meses. Cada vez que passavam por entrevistas, eles respondiam como estavam se sentindo em relação à Faculdade de Direito. Depois eles eram submetidos a uma injeção com material que estimulava seu sistema imunológico. Dois dias após a injeção eles voltavam para testes.
Um calombo maior na pele, no local da injeção, significava que a resposta imunológica era forte e que o sistema de defesa do corpo estava bem. Já, quando não havia reação, o estudante era diagnosticado com baixa imunidade.
A diferença entre o modo de vida de cada estudante não afetou o sistema imunológico, mas o otimismo ou o pessimismo em relação à faculdade, que podia afetar o mesmo estudante em diferentes fases, era acompanhado com mudanças drásticas no sistema imunológico.
Em fases em que os estudantes recebiam as notas de provas, por exemplo, a imunidade deles baixava, porque a expectativa em relação ao curso e a eles mesmos também diminuía.
Então os especialistas aconselham a sempre tentar buscar um ponto positivo nas coisas – é mais do que auto-ajuda, é ciência.
Fonte: ScienceDaily
Sem comentários:
Enviar um comentário