Tanto a tinta de cabelo quanto o cigarro estão conectados com o desenvolvimento de doenças no fígado, segundo um novo estudo.
A cirrose primária biliar (PBC) é um tipo de doença progressiva, auto-imune, e o ambiente no qual cada pessoa vive pode interferir no seu desenvolvimento. A doença causa entupimento nos dutos de bile, inflamação, danos no tecido e cirrose irreversível.
A pesquisa, que envolveu mais de 5 mil pessoas, mostrou que doenças auto-imunes, como artrite reumatóide, eram mais comuns naqueles com PBC, assim como aqueles com histórico familiar.
Dos pacientes analisados na pesquisa, 63% fumavam ou fumaram em algum ponto de sua vida. E 37% das mulheres analisadas pintavam seu cabelo – apesar disso, os cientistas ainda estão tentando descobrir qual é o componente da tinta de cabelo que causa a doença. Mas pesquisas anteriores mostraram que um ácido presente em tinta de cabelo e em esmalte para unhas poderia estar envolvido.
Os dados também mostraram que, dos pacientes, poucos bebiam álcool regularmente, indicando que o álcool pode não ser um fator determinante do desenvolvimento da PBC.
Fonte: LiveScience
Sem comentários:
Enviar um comentário