quinta-feira, 22 de abril de 2010

Detergentes e shampoos podem contaminar os rios


Cientistas estão estudando evidências de que alguns ingredientes em shampoos, detergentes e outros produtos de limpeza, quando despejados no esgoto e depois nos rios podem formar substâncias cancerígenas.

Esse estudo pode esclarecer os especialistas e as autoridades sobre a poluição dos rios e sobre uma substância conhecida como NDMA que está aterrorizando as águas.

Os pesquisadores acreditam que a NDMA e outras nitrosaminas se formam no tratamento de esgoto que carrega substâncias com cloro. As nitrosaminas são encontradas em várias fontes (até mesmo em carne processada e em tabaco), mas os cientistas pouco sabem sobre seu comportamento na água.

Estudos anteriores mostraram que substâncias presentes em cosméticos, que também estão presentes nos produtos de limpeza, têm um papel importante na formação de nitrosaminas.

A pesquisa de laboratório mais recente mostrou que quando passam pelo tratamento de esgoto, os produtos de limpeza formam NDMA. Apesar de ser dissolvida, em grandes quantidades ela poderia afetar os afluentes de rios nos quais a água tratada é despejada.

Fonte: Science Daily

http://hypescience.com/detergentes-e-shampoos-podem-contaminar-os-rios/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário