sexta-feira, 23 de abril de 2010

Mulheres têm medo “automático” de ficarem gordinhas


Todas as mulheres têm medo de ficarem gordas “dentro delas” e esse medo é ativado quando elas vêem uma estranha que seja obesa.

Exames cerebrais feitos em mulheres enquanto elas observavam fotos de outras garotas mostrou que uma parte do cérebro relacionada à auto-reflexão é ativada quando a moça da foto é mais gordinha.

Os resultados mostram a que nível as mulheres estão condicionadas a terem medo de ficarem gordas pelas mensagens midiáticas que as bombardeiam todos os dias, com o ideal de beleza magra.

Os mesmos testes feitos em homens mostraram que nenhuma reação é ativada no cérebro deles quando eles vêem um gordinho na foto – o que mostra que as moças têm muito mais chances de desenvolver distúrbios alimentares.

Pesquisadores dizem que os resultados deixam claro que as mulheres ficam com medo de estarem gordas mesmo sem analisar sua figura corporal. Nenhuma das mulheres submetidas aos testes sofriam com distúrbios alimentares. Mesmo assim, a ansiedade em relação ao peso sempre esteve presente nos testes.

Segundo os cientistas, o estudo irá ajudar os psicólogos a criar tratamentos mais eficientes para anorexia, bulimia e outros problemas do gênero.

Essa pesquisa era para mostrar como um grupo de mulheres normais se comportava em relação ao peso e, depois, comparar os resultados com os de mulheres que sofriam com anorexia e bulimia. A surpresa dos cientistas foi perceber que a preocupação com as “gordurinhas” acontece da mesma forma.

Fonte: Telegraph

http://hypescience.com/mulheres-tem-medo-“automatico”-de-ficarem-gordinhas/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE