quinta-feira, 22 de abril de 2010

Luz artificial pode aumentar o risco de câncer


Apenas um pouco de luz artificial durante a noite pode interromper a divisão natural das células, de acordo com um estudo feito na Universidade de Leicester. O dano na divisão celular é uma característica do câncer, então os resultados são preocupantes.

A pesquisa foi feita em ratos de laboratório – os animais eram expostos a luz natural durante 12 horas e depois passavam outras 12 horas no escuro. Enquanto outros estavam no seu período escuro, alguns ratos foram expostos a uma hora de luz artificial por dia. Então mudanças genéticas nas células cerebrais dos roedores foram analisadas.

Como o relógio biológico das células é afetado a transcrição de um grande número de genes também fica comprometida – o que poderia aumentar as chances de formação de câncer. Mais testes serão feitos para comprovar a teoria, mas é certo que a divisão celular fica comprometida.

Fonte: Science Daily

http://hypescience.com/luz-artificial-pode-aumentar-o-risco-de-cancer/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE