sábado, 14 de julho de 2012

Parar de fumar: um simples método


Quer parar de fumar? Existe um método bastante simples que pode se mostrar muito eficaz nessa empreitada: comer mais frutas e vegetais.
Pesquisadores da Universidade de Buffalo (EUA) descobriram que comer bastante frutas e vegetais ajuda as pessoas a parar de fumar – e a se manter sem tabaco por mais tempo.
Os pesquisadores fizeram entrevistas aleatórias por telefone com 1.000 fumantes de 25 anos ou mais velhos de todo o país,
seguindo os participantes por quatorze meses.
Mesmo levando em conta fatores como idade, gênero, raça/etnia, educação, renda familiar e orientação de saúde, os pesquisadores concluíram que fumantes que consumiam mais frutas e legumes eram três vezes mais propensos a largar o cigarro por pelo menos 30 dias do que os consumiam menos.
Os benefícios vão além: fumantes com maior consumo de frutas e vegetais fumavam menos cigarros por dia, esperavam mais tempo para fumar o primeiro cigarro do dia e tinham pontuações menores em testes padrão de dependência de nicotina.
Frutas e vegetais x Cigarro
Apesar de não haver uma explicação definitiva por que frutas e vegetais ajudam as pessoas a parar de fumar, os cientistas sugerem várias possibilidades.
Por exemplo, o maior consumo de fibra, encontrada nas frutas e vegetais, pode fazer com que as pessoas se sintam mais satisfeitas. Esses alimentos podem dar uma sensação de saciedade ou plenitude e fazer com que as pessoas sintam menos necessidade de fumar – já que os fumantes às vezes confundem fome com vontade de fumar.
Também, ao contrário de alguns alimentos que são conhecidos por aumentar o gosto do tabaco, como carnes, bebidas com cafeína e álcool, frutas e legumes não melhoram o sabor do tabaco; ao contrário, podem piorar o gosto dos cigarros.
Mais estudos são necessários para provar se essa relação é causal, mas os cientistas já adiantam que melhorar a alimentação pode ser um passo importante para parar de fumar.
Outras técnicas para parar de fumar
Um estudo realizado com 434.190 pessoas durante 12 anos descobriu que fumantes ativos – que praticam exercícios físicos – têm 55% mais chances de parar de fumar, além de ter mais fôlego, é claro. Também tinham 43% menos chance de ter uma recaída. Então lance a preguiça para longe!
Beber bastante água também parece ajudar, pois o líquido “escoa” a nicotina e outros compostos químicos mais rapidamente para fora do seu sistema e ajuda a manter a sua boca ocupada.
Esses fatores, aliados a recente descoberta de que comer frutas e vegetais ajuda as pessoas a largar o cigarro, mostram que levar uma vida mais saudável tem tudo a ver com não fumar – uma coisa praticamente exclui a outra.
Estímulos para parar de fumar e levar uma vida mais saudável
Você até quer parar de fumar, mas acha impossível começar a fazer exercícios e comer mais frutas e vegetais? Que tal levar em conta alguns incentivos?
  • Frutas e vegetais têm componentes anticancerígenos. Sozinhos, não previnem o câncer, mas a dieta saudável casada com não fumar, beber menos e dormir melhor pode reduzir consideravelmente o risco da doença;
  • Os vegetais ajudam a reduzir a pressão sanguínea, diminuem o risco de diabetes (ao reduzir o açúcar do sangue) e fornecem nutrientes com baixa caloria (eis o “comer a vontade”);
  • Frutas e legumes brancos (como maçãs, peras e couve-flor) diminuem em até 52% o risco de derrame, porque são ricos em fibras alimentares e em um flavonoide antioxidante chamado quercetina;
  • Comer bastante frutas e vegetais nos deixa mais atraente, por conta da pigmentação carotenoide presente neles, que causa diferenças visíveis na cor da nossa pele, nos deixando com aparência mais bonita e saudável;
  • Fumar é amplamente associado com o declínio mental na meia-idade, demência e doenças físicas. Em testes feitos por fumantes e não fumantes, o tabagismo na meia-idade foi relacionado a déficit de memória e redução nas habilidades de raciocínio, ou seja, fumar lhe deixa mais burro;
  • Estudos mostram que as pessoas que conseguem parar de fumar se sentem mais felizes e saudáveis a longo prazo do que aquelas que continuam com o tabagismo. Elas são mais satisfeitas com suas vidas do que aquelas que não conseguiram parar de fumar, além de aumentar sua qualidade de vida em geral, sua saúde e de ter mais emoções positivas do que as pessoas que fumam. Ou seja, parar de fumar pode trazer mais felicidade. Quer mais do que isso?[MedicalXpress]
·         Hypescience