sábado, 30 de outubro de 2010

6 estratégias naturais para prevenir a gripe


As estatísticas mostram que a maioria das pessoas pega resfriados pelo menos duas vezes no inverno. Mas há maneiras melhores de se prevenir do que tomar vitamina C artificial todos os dias, ou então tomar aquela mistura famosa de alho com laranja em um chá, no café da manhã. Confira seis dicas naturais e fáceis de serem seguidas que irão manter os resfriados longe, durante todas as estações do ano:

1. DURMA BEM

Estudos mostram que o sono regula os níveis de cortisol, o hormônio responsável pela produção de células imunológicas. E, como você sabe, um sistema imunológico forte é básico para prevenir resfriados. Dormir pelo menos sete horas por noite é a maneira mais fácil de afastar os vírus. Uma pesquisa recente indica que pessoas que não dormem direito pegam a doença três vezes mais facilmente do que aquelas que têm o sono em dia. Se você tem problemas com insônia, especialistas sugerem um exercício de relaxamento – basicamente pense em todas as suas atividades do dia, mas em ordem reversa, começando com o que você fez antes de ir para a cama e terminando com a primeira atividade do dia.

2. FAÇA EXERCÍCIOS

Pesquisas revelam que exercícios moderados – 90 minutos por semana – aumentam a capacidade do sistema imunológico. Mas apenas exercícios moderados. Outros estudos mostram que exercícios de alta duração e intensidade o tornam ainda mais vulnerável a resfriados. E, se você já estiver infectado, não deixe de seguir o conselho – fazer exercícios moderados fazem com que a recuperação seja mais rápida.

3. TOME BANHOS QUENTES E FRIOS AO MESMO TEMPO

As mudanças de temperatura no banho também fazem com que seu sistema imunológico fique mais ativo. Depois de ter se lavado, regule o chuveiro para uma temperatura bem quente e fique sob a água por 30 segundos. Então regule a temperatura para obter água fria e fique sobre a água por 10 segundos. Repita isso por três vezes, terminando com a temperatura fria (só tome cuidado para não queimar seu chuveiro). O vapor do chuveiro também ajuda a limpar suas fossas nasais, caso você esteja sentindo seu nariz entupido.

4. COMA OSTRAS

Não, não tem nada a ver com a crença popular de que elas são afrodisíacas. O fato é que esses moluscos são uma grande fonte de zinco, e o zinco aumenta muito a sua imunidade. Como é difícil incluir ostras em sua dieta diária (você não vai querer levá-las de marmita para seu escritório, certo?), procure por alimentos que também contenham a substância, como sementes de abóbora e cereais matinais que sejam fortificados com zinco.

5. VITAMINA D

Pessoas com baixos níveis dessa vitamina se tornam mais vulneráveis a resfriados. Então tome leite, coma peixes (especialmente o salmão) e tome Sol regularmente – isso fará com que seus níveis de vitamina D sejam os ideais, o protegendo da gripe.

6. USE SORO NASAL

O soro nasal não serve apenas para quando seu nariz está trancado. A substância limpa as passagens nasais e sua solução impede que bactérias e vírus se instalem em seu sistema respiratório. Os médicos aconselham que você limpe a embalagem do seu soro nasal após cada uso, com água e sabão. Sem a higiene necessária você estará trazendo bactérias e vírus para seu nariz em vez de expulsá-los. [CNN]

http://hypescience.com/6-estrategias-naturais-para-prevenir-a-gripe/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário