sexta-feira, 1 de outubro de 2010

8 sintomas assustadores com os quais você não precisa se preocupar



Tem gente que morre de medo de doença. Mas aqui vai uma boa notícia: a maioria das contrações musculares, inchaços, e manchas que você tem são realmente inofensivas. Ou seja, se você avistar uma pequena marca no seu corpo, e achar que deve ser câncer, saiba que podem ser outras infinitas mil coisas que não precisam da sua preocupação. Confira a lista, e saiba quando você realmente deve procurar um médico.

1) NÓDULOS NA PELE

Se você observar um nódulo, meio mole e desajeitado, normalmente do tom da pele, ou, ocasionalmente, mais escuro, que se desenvolve em locais onde a pele entra em atrito com mais pele ou roupa (como sob os braços, ao redor do pescoço, nas mamas, ou mesmo sobre as pálpebras), fique tranquilo. Os médicos ainda não sabem por que algumas pessoas são mais propensas a desenvolver o nódulo do que outras, embora possa ser hereditário. Mas a boa notícia é que eles quase nunca são cancerígenos e podem ser facilmente removidos por um dermatologista.

Consulte o seu médico se: você encontrar um nódulo duro, áspero, mais escuro ou mais vermelho do que o tom da pele. Pode ser uma verruga, uma forma de ceratose, ou até mesmo câncer de pele.

2) MANCHAS VERMELHAS NA PELE

Não se assuste. Se sua pele for clara e você tiver mais de 40 anos, é até comum surgirem manchas vermelho-vivo redondas e pequenas. Elas são provavelmente vasos sanguíneos superficiais que não foram reabsorvidos pela pele. Segundo os médicos, isso é normal. O corpo naturalmente produz novos vasos sanguíneos e leva outros para fora. Mas à medida que envelhecemos, mais vasos sanguíneos sãoabsorvidos do que produzidos, e é aí que surgem esses pequenos pontos vermelhos. Tecnicamente, eles são conhecidos como hemangiomas ou angiomas.

Consulte o seu médico se: você quiser remover as manchas. Um dermatologista pode fazer isso com os tratamentos a laser. Mas se você encontrar uma mancha assimétrica, que está mudando de tamanho, forma ou cor, e der coceira ou sangramento, consulte um dermatologista para se certificar de que ela não é cancerosa.

3) TREMORES NAS MÃOS

Pode ser hereditário. Especialmente após os 40 anos, os tremores nas mãos também podem ser um sinal de que o açúcar no sangue está diminuindo e você precisa de proteínas. Mas muitas vezes eles são apenas um sintoma de estresse ou ansiedade. Esse tipo de agitação pode ficar mais acentuada se você estiver bebendo ou comendo qualquer coisa que contenha cafeína, ou se estiver tomando algum medicamento para transtorno de déficit de atenção, para tiróide, ou que contenha estimulantes. Tremores benignos geralmente desaparecem por conta própria, quando você se alimenta ou corta os estimulantes, ou quando o estresse diminui.

Consulte o seu médico se: os tremores persistirem. Ele pode prescrever um beta-bloqueador, medicação de pressão arterial que pode firmar suas mãos através do bloqueio da resposta ao estresse. Se o tremor afeta apenas uma mão, especialmente quando você não a estiver usando, pode ser mais preocupante, como a doença de Parkinson. Mãos trêmulas acompanhadas de perda de peso, coração disparado e mudança nos hábitos intestinais podem ser sinal de problemas na tiróide.

4) VISÃO EMBAÇADA

Dentro do seu globo ocular tem uma substância gelatinosa composta de água, colágeno e ácido hialurônico. Ocasionalmente, ainda mais quando envelhecemos, pedaços de colágeno se aglomeram, lançando sombras sobre a retina, que aparecem como pontos, linhas irregulares, ou outras formas estranhas em sua visão. Isso pode ser chato, mas é inofensivo.

Consulte o seu médico se: esses pontos aparecerem com flashes de luz ou borrões, ou distorcerem a sua visão, o que pode significar que o gel no globo ocular está repuxando a retina. A retina então pode rasgar ou se descolar. Quanto mais cedo um rasgo é descoberto, mais fácil de repará-lo.

5) CONTRAÇÕES NA PÁLPEBRA

Você já passou por isso: seu olho piscando involuntariamente sem parar. A culpa é do stress, da fadiga, de passar muito tempo olhando para o computador, do excesso de cafeína, e até mesmo do álcool. Olho seco também. Combinadas ou não, qualquer uma destas opções pode provocar espasmos musculares nas pálpebras. Eles costumam parar por conta própria, mas se realmente lhe incomodar, tente compressas quentes para relaxar os músculos, ou colírio.

Consulte o seu médico se: você tiver um tique que dure mais de algumas semanas, o que pode ser um sinal de que a superfície do olho ou a membrana está irritada. Em casos raros, contrações musculares podem fechar completamente os olhos da pessoa, ou começar espasmos na boca também. Nesse caso, você deve procurar saber se é uma condição neurológica.

6) HEMATOMAS NO CORPO

Algumas pessoas ficam com hematomas mais facilmente. Qualquer coisa já marca um ferimento. Se você é uma dessas pessoas, veja quanta aspirina, ibuprofeno, ou outros medicamentos do tipo você está tomando. Eles inibem a coagulação sanguínea, o que pode deixar as pessoas roxas com mais facilidade. Outro culpado é o tempo. O colágeno protege os nossos vasos sanguíneos de quebrar e sangrar na pele, que é uma contusão (um roxo). Mas a idade e os danos do sol enfraquecem esse “amortecedor”, por isso é necessário menos impacto para obter uma contusão.

Consulte o seu médico se: hematomas inexplicados aparecem de repente, o que pode ser um sinal precoce de uma doença do sangue, como a leucemia.

7) ESTALOS NAS ARTICULAÇÕES

Se você está em nos seus 30 ou 40 anos, a maioria dos estalos que você ouve é provavelmente o som dos ligamentos ou tendões deslizando sobre as articulações. Mesmo joelhos e tornozelos são barulhentos, graças ao desgaste na cartilagem e nos tecidos moles. Se os ruídos lhe irritam, alongue regularmente. Se a osteoartrite for uma doença de sua família, pergunte ao seu médico sobre suplementos de glicosamina e condroitina para retardar a deterioração de sua cartilagem.

Consulte o seu médico se: você tiver inchaço, vermelhidão, dor ou mobilidade reduzida, no momento em que suas juntas estalam. Podem ser sinais de uma lesão de liga ou tendão. A osteoartrite também pode ser a culpada, especialmente se você tiver histórico familiar ou for um corredor. Se você tiver mais do que 50 anos, os estalos por si só podem ser um sinal de osteoartrite.

8 ) PALPITAÇÕES DO CORAÇÃO

Na grande maioria das vezes, você não tem que se preocupar. Às vezes, as palpitações são apenas um efeito colateral da medicação: anti-histamínicos, descongestionantes, antidepressivos e remédios da tireóide, por exemplo, podem deixar o seu coração excitado. O estresse e a ansiedade também podem, especialmente se você está se automedicando com álcool, cigarros, ou cafeína.

Consulte o seu médico se: você tiver sintomas cardíacos anormais, incluindo palpitações. Se você está tendo palpitações que nunca teve, ou tendo-as em padrões que você nunca tenha notado antes – especialmente junto com outros sintomas, como falta de ar, ou respiração com esforço – isso pode ser um sinal de doença da válvula cardíaca, ou arritmia. [CNN]

http://hypescience.com/8-sintomas-assustadores-com-os-quais-voce-nao-precisa-se-preocupar/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

1 comentário:

  1. Meu problema começou com um desmaiu no setor de trabalho, fui ao médico de plantão e ele me diagnosticou como problema nos nervos. prq
    falei que me deu uma dor da coluna até o pescoço e desmaiei. depois disso,me aplicaram um fernegan, cheguei em casa e dormir. mas depois só sentia ( ao dormir) arritmias,não conseguia dormir DIREITO. estou tomando remédios para ansiedade e antidepressivo( fluxene20mg e frontal 1,0mg). jÁ TEM 6 MESES com uma neorologista. A MINHA DÚVIDA É: SE DE TANTO TOMAR ESSES REMÉDIOS PRECISO CONSULTAR UM CARDIOLOGISTA? FIZ UM ELETROCARDIOGRAMA, MAS FOI MUITO ANTES DE TOMAR ESSES REMÉDIOS. OBRIGADA,monica3294@yahoo.com.br. por favor me responda!

    ResponderEliminar