sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Eu acabei de abandonar o cigarro!


Como vai ser minha vida sem o fumo?
Eu imagino que será difícil me manter afastado do cigarro.
Tenho medo de fracassar e recomeçar a fumar.
E se em situações propícias ao fumo, eu não conseguir resistir a tentação e acender um cigarro?
Tenho medo de me tornar obeso(a) por ter deixado o cigarro
Que mudanças na minha vida, eu tenho que fazer para me manter um não fumante?

http://www.filtrosphasis.com.br/parar.htm

1. Você acaba de deixar o cigarro. O seu primeiro dia sem fumar é, sem dúvida, o mais difícil, mais lembre-se que cada dia que passa sem fumar, mais diminui o risco de você retomar esse vício. Saiba que o seu desejo de fumar pode ter três origens: uma necessidade física de nicotina, uma necessidade psicológica e um ambiente desfavorável. Nas semanas seguintes à parada de fumar, o desejo de acender um cigarro pode aparecer, repentinamente e de maneira intensa. Felizmente, este desejo não dura mais do que três a quatro minutos. É preciso prever o que fazer nesses momentos e agir muito rápido para não recair. Você pode, por exemplo: fazer algumas respirações profundas, sair do lugar, mudar de atividade, beber um grande copo de água, contar até 100, ou mascar chicletes sem açúcar. Em resumo, você deve fazer qualquer coisa, a fim de ocupar o instante deixado vazio pelo ato de não acender o cigarro. Aliás, esses desejos muito fortes não aparecem de forma aleatória, mas correspondem às circunstâncias nas quais você tinha o hábito de fumar. São reflexos condicionados. E como agir com relação ao ambiente? Quando um desejo muito forte de fumar aparecer, é mais fácil resistir, se nenhum cigarro estiver ao seu alcance. Portanto, durante algumas semanas, é necessário evitar ao máximo, que amigos ou pessoas fumem em sua presença, ou mesmo lhe ofereçam cigarro. Você pode pedir essa ajuda ou mesmo afixar pequenos avisos nos lugares de maior permanência sua, como no trabalho ou em casa.

2. Os sintomas da síndrome de abstinência, característicos da dependência física, como secura na boca, desejo de fumar, irritabilidade, ansiedade, dificuldade de concentração, aumento de apetite, insônia, podem ser enfrentados adotando-se técnicas simples, como:

a) Tomar muito líquido, água e sucos. A água e os líquidos ajudam a diminuir o desejo de nicotina e a desintoxicar o organismo;

b) Comer alimentos leves. Evite gorduras. Coma frutas, à vontade, elas ajudam a esquecer o cigarro;

c) Evitar o açúcar e especialmente o café. Os dois estão muito associados ao hábito de fumar. Substitua o café por um suco de frutas, vitaminas ou beba água;

d) Evitar, também, as bebidas alcoólicas, pois o álcool prejudica a sua capacidade de julgamento, tornando mais difícil resistir à situações de acender um cigarro.

e) Fazer exercícios leves como caminhar aumenta a disposição e a força de vontade e ajuda na desintoxicação do organismo. O prazer de encher o ar dos pulmões é muito grande para um ex-fumante.

Sem comentários:

Enviar um comentário