A frase “ficar jovem leva tempo” é atribuída à George Bernard Shaw (1856-1950), um dos mais importantes dramaturgos da língua inglesa, nascido na Irlanda, tendo sido também escritor, ensaísta e crítico, recebendo o prêmio Nobel de Literatura de 1925.
Bernard Shaw, que viveu 94 anos, tornou-se famoso tanto por sua fina ironia como por seu ferino sarcasmo, sendo considerado um grande polemista.
Copyright © 2000 eHealth Latin America
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3046&ReturnCatID=1770
Nesta frase podemos subentender que o processo de amadurecimento nos leva a valorizar o jovem e, na idade adulta, o comportar-se jovialmente é uma coisa positiva. Transportar para a velhice valores da juventude significa viver como jovem, viver melhor... Mas isto leva tempo para se compreender e, infelizmente, às vezes nunca chega a ser compreendido...
O tempo que levamos para a compreensão da importância que é o sentir-se jovem é a chave do processo, e evidentemente quanto mais curto for, melhor. Este processo fica mais fácil de ser transposto se tivermos informações substanciais sobre a velhice, e quanto mais subsídios conseguirmos sobre o processo de envelhecimento, mais rapidamente o compreenderemos e chegaremos à “juventude”, isto é, ao seu estado de espírito. Sentir-se jovem é sem qualquer dúvida, um sinal básico de boa qualidade de vida.
A terceira idade, uma das mais importantes etapas de nossa vida, chega meio sem a gente sentir. De repente “estamos” velhos, ou somos considerados pelas outras pessoas como velhos e não conseguimos identificar bem este momento.
Para cada um de nós o sentimento de envelhecimento é muito diferente. Existem pessoas com mais de oitenta anos que pensam e agem como jovens, e pessoas jovens que são verdadeiros velhos.
Deve-se ignorar a palavra velho... É sem dúvida um termo “corrompido” pelo uso e, portanto mal interpretado, carregando alta dose de aspectos negativos. O termo Terceira Idade deve ser o escolhido, pois é mais suave, dá idéia de coisa natural que se segue à Segunda Idade.
Sem comentários:
Enviar um comentário