quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Borboletas monarca se automedicam


A automedicação não é uma exclusividade do ser humano. Segundo uma nova pesquisa, as borboletas monarcas utilizam plantas medicinais para tratar seus filhotes doentes, antes mesmo deles nascerem.

Quando lagartas, elas se alimentam de qualquer uma das dezenas de espécies de plantas serralha, incluindo algumas espécies que contêm altos níveis de um grupo de substâncias químicas, chamadas cardenólidos. Essas substâncias não prejudicam as lagartas, mas as tornam tóxicas aos seus predadores, mesmo depois que elas se tornam borboletas adultas.

Também quando lagartas, as borboletas monarcas são suscetíveis a invasões por parasitas intestinais, que persistem quando elas se tornam adultas. Uma fêmea infectada transmite o parasita aos seus filhos quando ela põe seus ovos.

No estudo, os pesquisadores criaram lagartas monarcas em duas espécies diferentes de serralha, uma com forte poder medicinal, e outra não. Algumas delas foram infectadas com o parasita, e depois de adultas, todas acasalaram com machos não infectados.

As fêmeas infectadas preferiram por seus ovos na serralha tropical, o tipo de serralha que reduz a infecção parasitária e o crescimento do parasita, enquanto as fêmeas não infectadas não mostraram preferência na planta em que colocaram seus ovos – o que sugere que as fêmeas infectadas queriam medicar seus filhos.

Os pesquisadores ainda disseram que o resultado é fantástico porque outros organismos aprendem a fazer isso com seus pais, mas as borboletas monarcas não aprendem a automedicação, elas fazem isso naturalmente.

O próximo passo da pesquisa é estudar a ampla variedade de serralhas e borboletas monarcas existentes. Ao estudar as monarcas de diferentes áreas do mundo, onde também se encontram diversas espécies de serralha, os pesquisadores podem descobrir se há outras espécies que distinguem as plantas e colocam seus ovos preferencialmente em espécies medicinais. [LiveScience]

http://hypescience.com/borboletas-monarcas-se-automedicam/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário