terça-feira, 5 de outubro de 2010

7 Formas de vida ultra-resistentes








Desde bactérias que sobrevivem no interior de rochas a micróbios que suportam o calor extremo – a mãe natureza mostra que não há limites para a vida. Isso mostra não só como a vida na Terra é resistente, mas como poderíamos, facilmente, encontrar outras formas de vida em lugares inóspitos no espaço.

Conheça algumas espécies incríveis:

1. DUNALIELLA ALGAE

Alguns organismos, como o Dunaliella algae, podem sobreviver sem uma gota de água por perto. Esses micróbios vivem no deserto do Atacama, no Chile. Apesar de viverem no lugar mais seco do mundo, eles se agarram a teias de aranhas e consomem o orvalho esparso que fica preso nelas.

2. HIPERTERMÓFILOS

Essas espécies conseguem sobreviver em ambientes extremamente quentes. O gênero Aquifex de bactérias, por exemplo, foi encontrado no parque Yellowstone nas termas. Lá a temperatura alcança 96 graus Celsius.

3. THERMOCOCCUS

O Thermococcus é um micróbio tão resistente e incrível que, até pouco tempo atrás, achava-se que a reação química produzida por ele não era capaz de sustentar vida – afinal ele, basicamente, não usa energia. Além disso, ele é capaz de suportar temperaturas altíssimas, insuportáveis para outros seres vivos.

4. HALOBACTERIUM HALOBIUM

Essas criaturas conseguem suportar níveis de sódio (sal) que seriam insuportáveis para outros organismos. Essa bactéria evoluiu de forma a suportar ambientes com uma concentração de sal dez vezes maior do que a do mar.

5. PSICROPHILES

Alguns micróbios encontrados no gelo polar e nas profundezas do oceano podem suportar temperaturas de -15 graus Celsius. Outras espécies, como fungos, algas e bactérias contêm enzimas que foram adaptadas para funcionar a essas temperaturas extremas.

6. DEINOCOCCUS RADIODURANS

Essa espécie de bactéria consegue suportar altos níveis de radiação. Por exemplo, um humano suportar até o nível 10. Já essa bactéria suporta até 15 mil (a barata, a nível de curiosidade, suporta até 1000). Ela também é conhecida por suportar frio, desidratação, vácuo e ácidos. O Guinness considera a Deinococcus a bactéria mais durona e resistente que conhecemos.

7. ENDOLITOS

São organismos que vivem dentro de pedras e outros lugares que são considerados impermeáveis (como os poros de conchas). Foram encontrados até 3 km abaixo da superfície da Terra e há indicações de que eles podem agüentar viver em profundezas ainda maiores. A água é rara nessa parte da Terra, mas alguns estudos sugerem que esses organismos podem se alimentar de ferro, potássio e enxofre. [LiveScience]

http://hypescience.com/as-7-formas-mais-resistentes-de-vida/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário