quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Alerta aos atletas de final de semana: prática irregular de exercícios físicos pode causar lesões


Muitas pessoas que não têm tempo para se exercitar todos os dias acabam deixando a atividade física para o fim de semana – e, para compensar, fazem exercícios em grandes quantidades ou intensidade. Mas esses “atletas de final de semana” podem estar fazendo um desserviço ao organismo: segundo médicos, tais hábitos podem tornar o corpo mais propenso a lesões.

De acordo com o Dr. Jeffrey Spang, professor assistente de ortopedia na Escola de Medicina da Universidade da Carolina do Norte, esse tipo de problema é comum entre pessoas com mais de 30 anos que costumavam praticar atividades com frequência, mas agora tem suas agendas tomadas por compromissos como trabalho e família. “Muito de sua atividade está concentrada no final de semana”, diz Spang.

Ele alerta que, da mesma forma, começar um programa físico intenso de uma hora para outra após um longo período inativo – treinar para uma meia-maratona, por exemplo – também pode causar lesões.

O melhor seria treinar com mais frequência, por períodos menores, e evitar se exercitar em excesso. “Aumente a quantidade de exercícios – e sua intensidade – a cada semana”, recomenda o médico.

Segundo dados do Centro de Controle de Doenças e Prevenção (www.cdc.gov), mais de dez mil americanos vão parar no pronto socorro a cada dia por conta de lesões relacionadas à prática de esportes e exercícios físicos. De acordo com Sprang, a lesão mais comum é a distensão muscular, mas tenditinite crônica e ruptura do tendão de aquiles também são frequentes entre os atletas de final de semana.

De qualquer forma, se não há tempo para a atividade física nos dias úteis, o jeito é deixar para o final de semana – ainda é melhor do que ser sedentário. Contudo, o ideal mesmo é distribuir a atividade em vários dias ao longo da semana.

Aqui vão quatro dicas para evitar as lesões de final de semana:

1. Faça um aquecimento: pode ser uma caminhada, pedalar em ritmo moderado ou fazer movimentos circulares com braços e pernas. Não alongue antes de aquecer os músculos. Depois de malhar, vá relaxando aos poucos, e aí faça o alongamento.

2. Um pouco de dor ou sensibilidade muscular é comum durante uma atividade intensa, mas se você sentir dor aguda, como pontadas, pare imediatamente. Aplique gelo e, se a dor não passar em alguns dias, vá ao médico.

3. Encontre alguém para acompanhá-lo na atividade. Exercitar-se com amigos é mais agradável, e ajuda a manter uma frequência regular – você não vai querer deixar o amigo na mão!

4. Use técnicas apropriadas para cada exercício. Para aprender sobre as formas mais seguras de se exercitar, converse com um treinador ou pesquise em revistas especializadas ou sites de universidades.[LiveScience]

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