sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Primeira cirurgia realizada apenas por robôs é feita em Montreal


Você confiaria sua vida a médicos. Mas confiaria sua vida a dois robôs, batizados de McSleepy (Dorminhoco) e DaVinci? Um cara muito corajoso confiou! Os robôs removeram sua próstata no hospital da Universidade McGill, em Montreal.

Foi a primeira cirurgia realizada apenas por robôs no mundo. O DaVinci é um robô que pode ser controlado remotamente por médicos e o McSleepy faz jus ao seu nome, já que é o anestesista da dupla.

Como foi o primeiro procedimento do tipo, os robôs foram monitorados de perto, mas nenhuma intervenção foi necessária e eles alcançaram um nível de precisão maior do que se a cirurgia tivesse sido feita por humanos.

O DaVinci envia ao cirurgião imagens em 3D e o médico opera seus braços robóticos.

O sucesso da dupla indica que DaVinci e McSleepy logo estarão juntos em novas cirurgias. Os cientistas responsáveis pelos robôs planejam testá-los em outros tipos de cirurgia e anestesias, para analisar a versatilidade da dupla. [PopSci]

http://hypescience.com/primeira-cirurgia-realizada-apenas-por-robos-e-feita-em-montreal/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário