segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Por que “caímos” nas pegadinhas das ilusões de óptica?


O que você vê na figura acima? Um grande crânio? Duas pessoinhas inocentes namorando enquanto fazem um lanche?As duas respostas estão certas. Como você pode perceber, duas coisas diferentes podem ser vistas nessa foto, mas não ao mesmo tempo.

Então o que nos faz poder trocar de percepção? Cientistas descobriram que algo acontece no cérebro quando trocamos a perspectiva da imagem.

Os cientistas já suspeitavam da existência de um mecanismo responsável por isso no nosso cérebro, mas nada havia sido comprovado. Segundo Ryota Kanai, da Universidade de Londres, o que acontece é que precisamos “checar a realidade” constantemente, e o nosso cérebro faz isso de modo automático, para que não fiquemos presos em um pensamento incorreto.

Quando nos deparamos com uma imagem como a do começo do artigo, em que duas realidades se confundem mas são igualmente reais, o nosso cérebro permanece checando a realidade, se alternando. Então não sabemos se estamos vendo pessoas tomando um lanche ou um crânio mas, com certeza, não estamos vendo os dois ao mesmo tempo.

Para descobrir qual parte do cérebro poderia estar envolvida com essas atividades Kanai e outros cientistas pediram para que 52 voluntários assistissem o vídeo abaixo:

Eles deveriam apertar um botão cada vez que achassem que a esfera estava mudando de direção. A verdade é que a esfera não muda de direção, como ela seria “transparente”, ela pode ser vista rodando em duas direções diferentes – só que uma de cada vez, como no caso da figura do início do artigo.

Enquanto os voluntários assistiam o vídeo, os cientistas realizaram exames de ressonância magnética – os exames mostraram que os lóbulos parietais superiores, áreas do nosso cérebro que controlam a atenção e processam as imagens tridimensionais ficaram mais ativas nas pessoas que apertavam o botão com mais freqüência.

Apesar do trabalho ser esclarecedor os cientistas ainda afirmam que mais pesquisas são necessárias para comprovar os resultados.

Quer se maravilhar com outras ilusões de óptica? Confira esse artigo e essa lista, publicadas anteriormente.[Gizmodo]

http://hypescience.com/por-que-%E2%80%9Ccaimos%E2%80%9D-nas-pegadinhas-das-ilusoes-de-optica/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário