segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Descoberta da estrutura de uma proteína pode ajudar a combater o câncer e a AIDS


Recentemente, cientistas descobriram a estrutura de um receptor de proteína que desempenha funções no crescimento do câncer e na infecção por HIV. Com essa descoberta, os pesquisadores pretendem encontrar uma maneira de controlar a sua atividade.

O receptor, apelidado de CXCR4, é parte de uma família de proteínas que transmitem sinais de fora para dentro das células. Muitos medicamentos já focavam neste grupo de proteínas, porque ela controla processos fundamentais como o crescimento celular e a produção hormonal.

Os pesquisadores sabiam que o CXCR4 ativava o sistema imunológico e estimulava a movimentação das células. Dessa forma, o receptor permite que células cancerosas cresçam e se espalhem quando os sinais de outras células não estão funcionando corretamente. Ele também ajuda o HIV a infectar as células brancas do sangue, ao permitir que o vírus se ligue e entre nas células.

Os cientistas passaram três anos tentando compreender o receptor. Apesar de terem conhecimento sobre sua função, até esse estudo ninguém conhecia a estrutura do CXCR4, fundamental para encontrar uma maneira de parar a sua ação.

Para saber qual a estrutura do receptor, os pesquisadores usaram uma técnica de imagem chamada cristalografia de raios-X. As imagens revelaram que a proteína tem a forma de duas taças de vinho se tocando durante um brinde. O receptor também tem inibidores para sinalização em seus lados.

Os cientistas também descobriram que as moléculas do receptor formam pares. São esses pares que permitem que o CXCR4 receba sinais vindos do exterior da célula.

Agora, eles querem encontrar uma forma de bloquear seu local de ligação, um procedimento parecido com preencher uma fechadura com cola para impedir uma chave de entrar. O próximo objetivo é desenvolver uma droga que possa manipular o CXCR4, a fim de dificultar a sua capacidade de estimular o crescimento do câncer e a infecção por HIV. [LiveScience]

http://hypescience.com/descoberta-da-estrutura-de-uma-proteina-pode-ajudar-a-combater-o-cancer-e-a-aids/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário