sexta-feira, 24 de agosto de 2012

5 soluções para fazer as crianças dormirem


A expert do sono responde às maiores dúvidas dos pais ao colocar os filhos na cama
Uma especialista em fazer crianças dormirem. Essa é a proposta da série Doces Sonhos, exibida todas as sextas, às 20h30, pelo canal de TV a cabo Discovery Home and Health. Conversamos com Deborah Ejzenbaum, psicóloga e uma das peritas do programa, para solucionar os problemas mais comum dos pais na hora de embalar seus filhos.

1- Qual é a regra de ouro para acabar com as brigas na hora de dormir?

Rotina. Parece fácil, mas muitos pais têm dificuldade em manter diariamente os mesmos hábitos. Criança precisa ter horários e rituais e eles devem ser repetidos. Se seu filho chora ou não consegue dormir, não tem que colocá-lo no carro e dar voltas no quarteirão até ele pegar no sono, por exemplo. Ele deve ser independente e adormecer sozinho.

2- Como ensiná-lo a fazer isso?

Estabeleça um ritual e o respeite. Pode ser dar o jantar, um banho relaxante e ler um livro juntos. A idéia não é fazer a criança dormir, mas criar oportunidade para isso acontecer. Dê boa-noite, apague a luz e saia, deixando-a um pouco acordada na cama. E é preciso manter esse ritual. Se chegar tarde do trabalho e for hora da criança descansar, honre o horário e procure outra oportunidade para ficar com ela, por mais que seja doloroso.

3- E se a criança acordar de madrugada?

Se for freqüente, pode indicar um problema para manter o sono. Durante a noite, é normal a criança acordar, mas deve voltar a dormir sozinha. Quando bebê, espere alguns minutos antes de atender o choro e não o tire do berço, apenas fique por perto. Dessa forma, ele entende que você está junto, mas que não é hora de comer nem de brincar. Se seu filho for maior, vai precisar de limite. Resista à vontade de deixá-lo na sua cama e leve-o de volta ao quarto dele. É importante que ele durma no mesmo local que acorde, para não se assustar ao abrir os olhos.

4- Pode dormir com os pais?

Sem dúvidas, é mais cômodo para os adultos e mais confortável para a criança ficar na cama dos pais. Porém, o melhor é que cada um durma no próprio espaço. O quarto dos pais é para a intimidade do casal. Se se surpreender com um par a mais de pernas na sua cama, vença a preguiça e o leve para o quarto dele, pois pode virar um hábito.

5- O que fazer se o bebê trocar o dia pela noite?

Bebês dormem muito, praticamente o dia e a noite toda. Se perceber que o sono noturno está diminuindo, procure encurtar as sonecas diurnas, oferecendo outras atividades, como brincadeiras e passeios. Mas sem exageros, pois se a criança ficar muito cansada, também terá dificuldades para dormir.

DICA DA CRESCER: Dizem que a criança acalma quando ouve o barulho de água escorrendo. Se, no meio da madrugada, seu bebê começar a chorar, em vez de levá-lo ao banheiro mais próximo e abrir a torneira (o que contribuiria para o desperdício de água), grave o som e deixe-o tocando no quarto.


Sem comentários:

Enviar um comentário