terça-feira, 21 de agosto de 2012

Governo americano financia formação de quadros da saúde em Moçambique


Maputo (Canalmoz) - Anualmente, 200 mil dólares norte-americanos serão canalizados ao Instituto Superior de Ciencias de Saúde (ISCISA) para a formação de quadros superiores nacionais na área de Saúde. Neste momento, 68 estudantes, todos da província da Zambézia, estão em formação com financiamento americano. Hoje é o dia da abertura oficial dos cursos, em Quelimane.
O financiamento foi iniciado em 2011 através dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC/Moçambique). Visa melhorar a capacidade do Instituto Superior de Ciências de Saúde para providenciar um ensino de alta qualidade, que poderá reflectir-se na disponibilização de serviços melhorados no tratamento e prevenção do HIV/SIDA em Moçambique.
Neste momento 68 estudantes na Província da Zambézia estão a beneficiar do apoio do CDC, através do PEPFAR (iniciativa do Presidente dos EUA para o combate e Orevenção a HIV/SIDA).
Trinta e cinco (35) estudantes cursam requalificação em Enfermagem Geral e os restantes 33 cursam Instrumentação.
Numa primeira fase do projecto, beneficiarão destes cursos profissionais da área da saúde, e numa segunda fase, serão abrangidos candidatos que tenham concluído o ensino secundário no país.
A abertura oficial do curso é hoje.
“A abertura dos cursos superiores em Quelimane contribuirá para a retenção de quadros qualificados na área  da Saúde, uma vez que lhes é dada oportunidade de fazerem o curso superior nas suas zonas de origem. Para implementar este projecto, o ISCISA vai receber anualmente USD 200 mil dólares do Governo dos Estados Unidos da América”, diz uma nota da embaixada dos EUA em Maputo enviada à redacção do Canalmoz.
Participam na cerimónia de abertura dos cursos o ministro da Educação, Zeferino Martins, o ministro da Saúde, Dr. Alexandre Manguele, o Governador da Província de Zambézia,  Itai Meque, o Director do ISCISA, Dr. Aurélio Zilhão, o Director do CDC/Moçambique, Edgar Monteroso. (Redacção)
Imagem: paginainternacional.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário