sábado, 18 de agosto de 2012

Uma laranja por dia pode evitar o câncer


Comer uma laranja por dia pode impedir a manifestação de certos tipos de câncer, de acordo com um novo estudo australiano.
O grupo do governo Organização de Pesquisa Industrial e Científica da Comunidade Britânica (CSIRO, na sigla em inglês) descobriu que consumir frutas cítricas pode reduzir o risco de câncer de boca, laringe e estômago em mais de 50%.  
http://www.exactaexpress.com.br/laranja.htm
Uma porção extra de frutas cítricas por dia - além das cinco porções de frutas e vegetais recomendadas por dia - pode também reduzir o risco de um derrame em 19%.   "As frutas cítricas protegem o corpo por suas propriedades antioxidantes e por fortalecer o sistema imunológico, inibir o crescimento de tumores e normalizar as células tumorosas", disse em um relatório Katrine Baghurst, pesquisadora da CSIRO.   O estudo australiano, baseado em outras 48 pesquisas internacionais sobre os benefícios das frutas cítricas à saúde, também descobriu "indícios convincentes" de que esses alimentos podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares, obesidade e diabete.  Segundo Baghurst, a laranja é a fruta com o mais alto nível de antioxidantes, com mais de 170 diferentes tipos de fitoquímicos, incluindo mais de 60 flavonóides, que apresentam propriedades antiinflamatórias, antitumor e inibe a formação de coágulos no sangue.
Delícia refrescante e nutritiva
A laranja é uma fruta muito popular, refrescante e nutritiva. Suas variedades mais comuns são: laranja-bahia, laranja-pêra, laranja-lima, laranja-seleta, laranja-natal e laranja-da-terra.
Na culinária, é amplamente usada para fazer diversas receitas, doces e salgados, como sucos, carnes, bolos, saladas, entre outras.
DICA Na hora de comprá-las, dê preferência às mais pesadas pois, normalmente, são as que contêm mais suco.
VALOR CALÓRICO 100 gramas de laranja fornecem, em média, 45 calorias.
PROPRIEDADES
  • A laranja pode ser consumida ao natural ou transformada em compotas, geléia, bebidas e licores.
  • Quando fresco, o suco de laranja possui alto teor de vitamina C, ácidos orgânicos, flavonóides e açúcares, sendo muito eficaz no combate de resfriados e da fragilidade capilar.
  • A flor possui propriedades calmantes e a folha propriedades excitantes.
  • A casca também possui varias propriedades medicinais, sendo indicada como tônico e digestivo.
CONTRA CÂNCER E COLESTEROL  Recentemente, a Universidade de Ontário Ocidental comprovou, em um estudo realizado com cobaias, que os flavonóides cítricos têm capacidade de inibir a proliferação das células de câncer de mama humano.

Outro estudo mostrou que três copos de suco de laranja por dia podem ser um aliado poderoso contra os altos níveis de colesterol prejudicial à saúde (LDL).
Testes realizados com 25 homens e mulheres comprovaram que os níveis de bom colesterol (HDL) haviam aumentado em 21% e a relação LDL/HDL reduziu em 16%, após o consumo do suco por quatro semanas. 
Laranja, alimento e remédio
Propriedades nutricionais:  Além da vitamina C e ácido fólico, a laranja possui minerais como cálcio, fósforo e potássio, que a fazem uma boa fruta para o consumo nos dias quentes pois, além de refrescante, repõe energias. Contém ainda fibras (pectina, encontrada na pele que envolve os gomos), flavonóides e óleo, que aumentam seu valor nutritivo.
Propriedades medicinais:  Por ser rica em vitamina C, a laranja torna o organismo mais resistente às infecções, dá vitalidade às gengivas e conserva a mocidade, entre outras funções. Possui também propriedades cicatrizantes, auxilia o organismo a absorver o ferro de outros alimentos, a combater estresse e alergias, a diminuir as taxas de colesterol e o risco de alguns tipos de câncer.A infusão das flores de laranja é utilizada como antiespamódica e calmante. A infusão do fruto maduro, tomada fria, reduz a febre. Previne gripe e resfriado.
Alternativas naturais:  CONTRA INSÔNIA: coloque 1 colher (de sopa) de flor de laranja em 1 xícara (de chá) de água quente por 10 minutos. Coe e tome ao deitar-se.
COMO APERITIVO: macere, por 15 dias, 20 g de casca de laranja e ½ noz-moscada em pó em 250 ml de álcool a 70º. Coe e junte 1 litro de água destilada e 3 colheres (de sopa) de mel. Misture bem e guarde em vidro tampado. Tome uma colher (de sopa) antes das principais refeições.
Imagem: laranja espanhola, montedolaranjal.com

Sem comentários:

Enviar um comentário