quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Faz mal engolir chiclete?


A ideia de que um chiclete pode ficar preso no estômago e demorar anos para ser digerido certamente levou muitas crianças (e pais) ao desespero. Será que havia motivo para alarde?
Felizmente, não.
Para começo de conversa, nenhum alimento ficaria tanto tempo no corpo “a menos que fosse muito grande, a ponto de não poder sair do estômago ou de ficar preso no intestino”, explica o gastroenterologista Rodger Liddle, da Escola de Medicina da Universidade de Duke (EUA). Algo pequeno como uma goma de mascar passa pelo sistema digestivo sem grande dificuldade.
Além disso, ao contrário do que muitos acreditam, o doce não é impossível de ser digerido, já que o corpo é capaz de processar alguns dos seus componentes (como os adoçantes e derivados de óleo) e quebrar em partes pequenas o polímero que serve de base para a goma.
Contudo, isso não significa que engolir um monte de chicletes é uma boa ideia: há muitos casos de crianças que tiveram de passar por cirurgias para remover “bolos” de chiclete que se acumularam no trato digestivo, ocupando espaço e causando constipação – é claro que, se fossem um ou dois chicletes, não chegaria a esse ponto. Pais e filhos que lerem esta matéria poderão dormir mais tranquilos a partir de hoje.[Life's Little Mysteries]

Sem comentários:

Enviar um comentário