quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Nadar logo depois de comer faz mal: mito ou realidade?


Quem nunca ouviu dos pais frases como “não entre na piscina logo depois de comer, porque você vai ter cãibras”? Preocupados com o bem-estar de seus filhos, eles davam o alerta baseados em uma ideia verdadeira, mas exagerada.
Quando comemos, nosso corpo aumenta o fluxo de sangue nos músculos do sistema digestivo e, quanto maior a refeição, mais sangue (e oxigênio) é necessário para digeri-la. Assim, há menos sangue disponível para nossos braços e pernas. Dessa forma, imaginavam nossos pais, exercícios físicos (como nadar e correr) seriam uma prática arriscada durante a digestão.
Esse processo do fluxo sanguíneo é real, mas a preocupação é exagerada: o corpo tem mais sangue do que o necessário para dividir entre seu sistema digestivo e seus braços e pernas. Dessa forma, o risco de ter cãibras depois das refeições é muito baixo. Porém, se você resolve fazer exercícios dignos de um triatlo logo depois de uma refeição pesada (como aquele churrasco de domingo), pode realmente ter cãibras e até mesmo passar mal – o que, convenhamos, não é algo que esperamos de uma criança.[Life's Little Mysteries]

Sem comentários:

Enviar um comentário